Alunos do Dom Barreto são prestigiados com palestras da OAB-PI sobre cyberbullying

  Data e Hora: 02/05/2018 16:05:59

Contribuindo para o conhecimento dos alunos dos 6º e 7º Anos do Ensino Fundamental do Instituto Dom Barreto, o presidente e o vice-presidente da Comissão de Direito Digital da OAB-PI, Carvalho Leandro e Eduardo Tobler, respectivamente, ministraram uma palestra sobre cyberbullying. Promovida pelo Setor de Psicologia do IDB, o evento também contou com a participação da palestrante graduada em Direito Andréa Farias.

O evento aconteceu como forma de encerrar as atividades de conscientização do mês de abril, período em que o Serviço de Psicologia e os alunos da Escola, refletiram, através de diversas atividades, os perigos e as necessidades de se combater o bullying e o cyberbullying.

Iniciando a palestra, o presidente Alan Carvalho falou sobre o poder da tecnologia e como ela pode ser aliada na descoberta de todos aqueles que praticam o cyberbullying. “A importância de se falar sobre esse assunto é, justamente, o fato de os pré-adolescentes e adolescentes estarem envolvidos diretamente com a tecnologia. A área da tecnologia é uma área bem curiosa, por isso, eles podem se utilizar desse meio para interagir com determinados grupos específicos da Escola, ou até mesmo com outros indivíduos, que compartilham os mesmos pensamentos. Fazendo isso da melhor forma possível”, disse.

Segundo Eduardo Tobler, a palestra é uma das iniciativas práticas proposta pela Lei de Nº 13.185 de 6 de novembro de 2015, que instituiu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (bullying) em todo território nacional.

“A lei é também um programa de conscientização que as escolas devem, por obrigação, aplicar para orientar os alunos, a fim de que não haja esse tipo de prática. Essa lei conceitua o bullying e o cyberbullying como crime, mostra as consequências desses atos e também orienta de que forma as escolas devem apresentar esse programa de conscientização, que pode ocorrer através de palestras, por exemplo, como o que o IDB realizou nesta manhã”, afirma.

Para Andréa Farias, o momento é de singular importância, uma vez que os alunos precisam entender, cada vez mais que o cyberbullying pode sim ser combatido, mesmo se ele for praticado por pessoas que se escondem por trás de perfis falsos. “O importante é que eles compreendam que não é necessário que você sofra e fique calado, por achar que ninguém pode resolver, já que, em tese, não se sabe quem é. Eles precisam entender que tem como resolver, porque tem quem saiba e tem quem descubra quem são as pessoas por trás desses perfis fakes, criados para essa finalidade”.

Por fim, coordenadora do Setor Delite Barros relatou que a atividade “é um encerramento do mês de abril, que trabalhou diretamente a temática, mas não um encerramento das atividades que giram em torno do tema, uma vez que esta é uma campanha permanente no IDB, trabalhada durante todo o ano”.

 

Fonte: Instituto Dom Barreto


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias