OAB-PI celebra 86 anos em solenidade de compromisso de advogados

Data e Hora: 26/04/2018 16:04:43

No dia em que a Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí celebrou 86 anos de criação, 81 novos advogados e advogadas prestaram compromisso profissional em solenidade festiva na noite desta quarta-feira (25). O evento ocorreu no Auditório da Instituição e congregou a diretoria da casa, conselheiros federais e seccionais, integrantes das Comissões Temáticas e os convidados dos compromissandos.

O presidente da OAB-PI, Chico Lucas, discursou aos novos colegas fazendo recomendações para que sigam caminhos éticos durante o exercício profissional e ressaltou o papel da família no processo. “Este momento é tão sublime. Parabéns aos pais e familiares de vocês por essa conquista. Agradeçam de verdade por aqueles que fizeram parte dessa jornada com vocês. Não esqueçam de seguir com ética, coragem e qualificação constante. Esses são os pilares fundamentais para a nossa profissão”, parabenizou Chico Lucas.

Chico Lucas destacou, em especial, o aniversário da OAB-PI, pelos seus 86 anos e homenageou os membros do Tribunal de Ética e Disciplina, que trabalham diuturnamente para manter o respeito conquistado pela instituição. “Mais que reconhecer e apoiar a classe jurídica, a OAB-PI, em sua história, tomou para si a luta incansável da defesa da democracia. A valorização da classe e a promoção da cidadania da sociedade piauiense são as maiores conquistas da efetiva participação da OAB-PI no Estado”, disse.

O compromisso legal foi lido na tribuna pelo advogado Alber Gayoso e repetido pelos demais compromissandos, todos de pé e com o braço direito estendido em sinal de disposição e honra ao juramento defendendo o Estado Democrático de Direito. “Prometo exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”, prometeram os novos advogados e advogadas.

A oradora Ana Maria Campelo, que falou em nome dos novos advogados e advogadas, destacou a importância da solenidade que marca o início da carreira profissional. “A etapa que se inicia traz incertezas e desafios para seguir a jornada. Independentemente do rumo seguido, tenhamos sempre em primeiro lugar a fé de dias melhores e o amor ao ofício”, recomendou a advogada aos colegas.

Encerrando a cerimônia, o secretário geral da OAB-PI, Leonardo Carvalho, procedeu a chamada nominal dos novos advogados e advogadas para receberam a carteira de identidade profissional da OAB-PI e da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI).

A solenidade foi prestigiada pelos dirigentes da OAB-PI Lucas Villa (vice-presidente); Leonardo Carvalho (secretário geral) e Antônio Lucimar Santos (diretor tesoureiro). Também estiveram presentes na mesa de honra os conselheiros federais da OAB Cláudia Paranaguá, Chico Couto e Celso Barros Coelho; os conselheiros seccionais Martha Fernanda, Lílian Firmeza, Einstein Sepúlveda, Thyago Batista e Antônio Carlos; o diretor geral do NAAD, Talmy Tércio; o presidente do TED da OAB-PI, Hamilton Ayres; o primeiro presidente e o ex-presidente do TED da OAB-PI, Palha Dias, Afonso Teles e Eusébio Holanda, respectivamente; a vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA) da OAB-PI, Anayde Costandrade; o ex-presidente da OAB-PI Norberto Campelo.