Abertura do Colégio de Presidentes de Subseções da OAB-PI

Data e Hora: 13/04/2018 14:04:29

Teve abertura solene na noite desta quinta-feira (12) o Colégio de Presidentes das Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí, no berço do homem americano, em São Raimundo Nonato, sul do Estado. O encontro ocorreu no auditório da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM) e marcou um momento histórico de descentralização das atividades da Ordem, que pela primeira vez na sua história, realiza um Colégio de Presidentes de Subseções fora da sede, em Teresina.

O colégio é um encontro com previsão regimental de frequência semestral, que busca integrar as ações da seccional com as subseções, além de ser importante foro para debate de temas relevantes do meio jurídico e social, como ética profissional, combate à captação de causas e aos agenciadores, prerrogativas profissionais, fiscalização do cumprimento da tabela de diligências, interiorização dos cursos da ESA-Piauí, dentre outros.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da seccional, Chico Lucas, que ressaltou a relevância do evento para integrar as ações da sede com as 13 subseções da OAB do interior do Estado. Segundo Chico Lucas, a advocacia interiorana representa, em média, um quarto dos profissionais do Piauí.

“Este Colégio, por ser histórico, deve ser um momento de congraçamento e de união de forças em prol da advocacia. Ao longo desses dois anos, fomos testemunhas do engajamento dessas pessoas que fazem a OAB, principalmente dos colegas que lutam diariamente nas diversas Comarcas do Piauí”, disse Chico Lucas ao agradecer a todos, especialmente aos representantes das Subseções pela presença.

Alexandre Cerqueira, presidente da Subseção de São Raimundo Nonato, cidade anfitriã do evento, falou da importância da descentralização das decisões, democratizando os rumos da advocacia piauiense. “Estou imensamente feliz em receber este colégio na nossa cidade. Fizemos tudo com muito carinho”, falou dando as boas-vindas aos advogados presentes.

Parabenizando a recepção da advocacia local, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI), Rafael Orsano, destacou o valor do Colégio para a Região. “Esse é o momento de discutirmos temas relevantes para a classe. A advocacia se reinventa como se reinventa a sociedade. A OAB, enquanto instituição que prima pela valorização da advocacia, reúne a classe e os dirigentes da Subseção para debater temas valorosos e auxiliar os advogados e advogadas. A Caixa também está aqui presente para atender aos anseios e prestar o apoio necessário à classe advocatícia da região”, falou.

Presenças

A mesa de honra da solenidade de abertura do Colégio de Presidentes das Subseções foi composta pelos integrantes da diretoria da seccional: o presidente Chico Lucas e o diretor tesoureiro Lucimar Santos; os conselheiros federais Celso Barros Neto e Chico Couto; o presidente da CAAPI, Rafael Orsano; as conselheiras seccionais Fernanda Amaral e Conceição Carcará, o conselheiro seccional Carlos Washington Coelho e o diretor geral do NAAD, Talmy Tércio.

Dentre as subseções, registrou-se a presença dos integrantes da diretoria da Subseção de São Raimundo Nonato: o presidente Alexandre Cerqueira, o secretário geral Yuri Pimentel e a diretora tesoureira Sônia Malena Ribeiro; o vice presidente e o tesoureiro da Subseção de Água Branca, Antônio Mesquita e José Pires Teixeira, respectivamente; os representantes da Subseção de Barras: o vice-presidente Carlos Augusto Medeiros, o secretário geral Luiz Rodrigues Lima Jr e a secretária geral adjunta Nívea Soares; o presidente da Subseção de Bom Jesus, Bráulio André de Melo; o presidente da Subseção de Campo Maior, Wilson Spindola Silva; o presidente da Subseção de Corrente, Ismael Paraguai; o presidente da Subseção de Floriano, Astrobaldo Ferreira Costa; o vice-presidente da Subseção de Oeiras, Claudí Araújo; o presidente da Subseção de Picos, Frank Sinatra Bezerra; o presidente da Subseção de Piripiri, Mauro Benício da Silva e a vice, Ivonalda Brito Morais; o secretário geral adjunto da Subseção de Valença, Filipe de Oliveira Borges; o presidente da Subseção de Uruçuí, José Martins Silva.