Novos mediadores e árbitros são empossados

  Data e Hora: 22/03/2018 18:03:33

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Chico Lucas, deu posse na manhã de hoje (22) a dois árbitros e oito mediadores que atuarão no Núcleo de Solução de Conflitos dentro do Núcleo Permanente Interdisciplinar em Direitos Humanos (NUPIDH) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), conforme termo de cooperação celebrado entre as instituições.

De acordo com o presidente da OAB-PI, Chico Lucas, o modelo de Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem adotado pela OAB-PI tem servido de exemplo em outros Estados e será inovado com a implantação da nova unidade no NUPIDH. “Temos que mostrar para os advogados e para a sociedade que o caminho é o da desjudicialização. Mostrar para as pessoas que elas têm que ser as protagonistas dos seus conflitos, elas têm que resolver seus problemas, e não terceirizar”, comentou o dirigente, que parabenizou os empossados pela aprovação no teste seletivo e desejou um excelente trabalho.

Para Lucas Villa, o modelo de judicialização dos litígios não fará parte do futuro da advocacia, diante das dificuldades e da morosidade do judiciário, especialmente no Piauí, que possui uma das Justiças mais lentas e caras do país. “A mediação no Piauí é absolutamente necessária, fundamental para que a gente deixe de apelar para esse sistema que não dá resolutividade como deveria e para que a gente realmente devolva autonomia aos cidadãos, para que eles possam tomar as rédeas da sua própria vida com o auxílio das câmaras de mediação. Esse é o futuro da advocacia e da cidadania e tenho certeza que vamos desenvolver um excelente trabalho”, afirmou.

Com quase dois anos de funcionamento, a Câmara de Mediação da OAB-PI já recebeu quase duas mil demandas, sendo que 85% delas foram mediadas. Os acordos são celebrados de forma extrajudicial, podendo ser homologados judicialmente. Os processos são relacionados, principalmente, ao direito patrimonial, relação de consumo, guarda, pensão e divórcio, por exemplo, e os processos de conciliação têm ajudado a desafogar o judiciário piauiense.

“A mediação está deixando de ser apenas um meio alternativo para a solução de litígios, para ser o meio adequado, através da cultura que estamos disseminando da maneira mais adequada possível”, ressaltou o presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB-PI, Roger Gurgel.

O presidente da Diretoria Executiva da Câmara de Mediação e Arbitragem da OAB-PI, Gustavo Orsano, destacou que os novos árbitros e mediadores atuarão como instrumentos da política social na pacificação de conflitos de forma adequada e resolutiva. “A política da mediação não veio para substituir o judiciário, mas sim para ajudar a desafogar um sistema que já começa a apresentar os primeiros sinais de fracasso. Por esse motivo, a Casa da Cidadania está entregando para os cidadãos instrumentos, através dos profissionais que aqui estão, para refletir essa política nova de mediação”, finalizou.

Confira a relação de novos árbitros e mediadores:

Árbitros:

- Iracema Iara Pinheiro Mendes

- Francisco Abiezel Rabelo Dantas

 

Mediadores:

- Mayra Brandt Soares Leão

- José Afonso Sandes Pereira

- Regislayne de Sousa Morais Cavalcante

- Mellyssa do Nascimento Costa

- José Ormando Araújo de Souza

- Mara Andrea Rodrigues Lopes

- Maria Deuzimar de Anchieta

- Rita de Cássia Moura Pereira Lopes


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias