Livro sobre Esperança Garcia será lançado em Oeiras nesta terça (23)

Data e Hora: 22/01/2018 16:01:23

Nesta terça-feira (23), às 21 horas, a cidade de Oeiras sediará o Lançamento do Livro Esperança Garcia durante a programação do 195º Aniversário de Adesão do Piauí à Independência do Brasil, a chamada Noite Cultural. O evento é uma realização da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, em parceria com a Subseção da OAB de Oeiras, a Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil e o Governo do Estado e acontecerá no Café Oeiras.

Esperança Garcia foi uma mulher escravizada que viveu na região de Oeiras, na fazenda de Algodões, cerca de 300 km de Teresina. Sua história se destaca por sua coragem em ter denunciado os maus tratos sofridos por ela, suas companheiras e filhos, por meio de uma carta ao governador da Capitania de São José do Piauí, Gonçalo Lourenço Botelho de Castro. A petição é datada de 06 de setembro de 1770. Ela recebeu o título simbólico de primeira mulher advogada do Piauí em julho deste ano, concedido pelo Conselho Seccional da OAB-PI.

O Dossiê é o registro do estudo feito para fundamentar a solicitação de reconhecimento de Esperança Garcia como advogada ao Conselho da OAB-PI. Ele apresenta duas abordagens, jurídica e historiográfica. O primeiro apresenta os fundamentos jurídicos do pedido, com o levantamento da legislação da época para compreender a carta de Esperança Garcia como uma petição e a atuação dela como advogada. O segundo é uma abordagem historiográfica, na qual os historiadores apresentam uma narrativa sobre o contexto vivido por Esperança Garcia a partir de documentos e bibliografias de 1770, quando a carta foi escrita.