OAB realiza 1ª Fase do XXIV Exame de Ordem no Piauí

Data e Hora: 20/11/2017 10:11:09

Mais de 2 mil candidatos participaram da 1ª Fase do XXIV Exame de Ordem Unificado em Teresina e mais quatro municípios do Piauí na tarde deste domingo (19). O certame, que acontece em todo o Brasil, é organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e realizado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Ao todo, 2.864 pessoas se inscreveram para a prova, entre estudantes do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres. Destes, 107 inscritos não compareceram aos locais de prova em todo Piauí. A prova teve início ao meio dia, no horário local, com duração de cinco horas.

Além da capital, o exame foi aplicado nos municípios de Corrente, Floriano, Parnaíba e Picos. Segundo a presidente da Comissão de Exame de Ordem da OAB-PI, Fernanda Amaral, a prova foi aplicada com êxito, sem ocorrências. “Mais uma vez trabalhamos para auxiliar os futuros advogados neste momento tão importante para a carreira profissional jurídica”, disse.

Junto com a FGV, a Comissão de Exame de Ordem da seccional piauiense acompanha desde a conferência dos malotes até o término da avaliação para assegurar a isonomia do exame. “Nosso papel é garantir que os candidatos façam a prova sem nenhum problema técnico, contribuindo com a segurança, além de esclarecer possíveis dúvidas dos candidatos em âmbito jurídico”, explicou a integrante da comissão, Beatriz Cardoso.

O Exame

O Exame de Ordem é a avaliação a que se submetem, por força de lei, os bacharéis em Direito, onde demonstram que possuem a capacitação, os conhecimentos e as práticas necessárias ao exercício da advocacia. O certame é dividido em duas fases, sendo ambas de caráter eliminatório.

Na 1ª Fase, a prova é objetiva e composta por 80 questões do tipo múltipla escolha, que abrangem as disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito. Além de questões sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/94) e seu Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina, Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental e Direito Internacional.

A Prova Prático-Profissional é a segunda fase do exame da OAB. Ela vale 10 pontos e é dividida em duas partes: uma redação (5 pontos) e cinco questões práticas, valendo 1 ponto cada. O conteúdo dessa fase compreende a área de opção do candidato durante a inscrição na prova. São sete áreas: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho e Direito Tributário; acompanhadas de seus correspondentes direitos processuais.