#DoeSangueOAB contribui com estoques de sangue do HEMOPI

  Data e Hora: 14/09/2017 15:09:16

A Seccional Piauiense da OAB e a Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI) promoveram, nesta quinta-feira (14), a campanha #DoeSangueOAB, que reuniu advogados e a sociedade civil em prol do fortalecimento dos estoques de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (HEMOPI). Além disso, foram realizados cadastros de novos voluntários no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).

A atividade foi uma iniciativa da Comissão de Promoção da Cidadania (CPC) com o apoio da Comissão de Direito da Saúde (CDS) e da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí. Em parceria com o HEMOPI, foi montada uma estrutura com médicos, enfermeiros e demais profissionais que prestaram atendimento com segurança e esclarecimento sobre a doação aos advogados e doadores que compareceram à sede da OAB-PI.

A advogada Michelle da Silva abraçou a causa e afirmou que as mulheres têm contribuído bastante com a campanha. “Tenho percebido que somos mais corajosas, pois a maioria dos que vieram até agora são mulheres. Estou participando porque sei que com um simples gesto podemos salvar vidas. Junto comigo, trouxe minha irmã e uma amiga. Fiz o mesmo convite para muitas pessoas através das redes sociais, espero que todos se envolvam”, disse a advogada.

Segundo a supervisora de coleta externa do HEMOPI, Hortência Rocha, a necessidade de atualização do banco de sangue é constante, tendo em vista o atendimento prestado à rede hospitalar pública e privada de todo Estado do Piauí, além da validade do sangue doado. “Um dos componentes do sangue mais utilizado é o concentrado de hemácias, que tem validade de 35 a 42 dias. Já as plaquetas têm vida de 3 a 5 dias. Ou seja, precisamos de doadores diariamente, porque a distribuição é feita 24 horas em todos os dias do ano para a rede hospitalar, maternidades e clínicas do Estado. Ações como esta promovida pela OAB tem grande importância no reforço do hemocentro”, explicou Hortência Rocha.

A presidente da Comissão de Promoção da Cidadania da OAB-PI, Nailma Freitas, ressaltou a importância do engajamento da classe e de toda sociedade pela causa da vida. “Agradecemos a presença de todos que vieram doar e esperamos contar com mais voluntários na próxima oportunidade. Esta é uma causa nobre ações como esta serão repetidas mais vezes ao ano na OAB”, assegurou a presidente da CPC, Nailma Freitas, recordando ainda que os homens podem doar de 2 em 2 meses, até 4 vezes ao ano e as mulheres podem doar de 3 em 3 meses até 3 vezes ao ano.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias