Piauí sedia I Colégio de Presidentes de Comissões do Idoso

Data e Hora: 14/09/2017 14:09:50

Iniciou na manhã desta quinta-feira (14) o I Colégio Nacional de Presidentes de Comissões dos Direitos do Idoso da OAB, promovido pela Seccional Piauí por meio da Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso. Ocorrida no Auditório da Instituição, a solenidade de abertura contou com a presença de dirigentes da Casa, de representantes do poder público e dos presidentes de dezesseis seccionais do país.

O vice-presidente da OAB-PI, Lucas Villa, parabenizou a organização do evento e ressaltou a importância do Colégio para o Estado. “É com enorme satisfação, felicidade e honra que nós recebemos aqui hoje cada um de vocês. Nessa, que é não só Casa da Advocacia, mas da cidadania e do Estado Democrático de Direito. Hoje acontece o primeiro Colégio de Presidentes de Comissões de Defesa dos Direitos do Idoso, esse que sem dúvida marca a história na defesa dos Direitos dos Idosos, por isso a nossa felicidade de receber o evento aqui em nosso Estado”, disse.

“Esse é um momento ímpar para mim, para a CDDI e para a OAB-PI, pois somos os anfitriões do primeiro Colégio Nacional de Presidentes de Comissões dos Direitos do Idoso da OAB. É com grande responsabilidade e honra que estamos aqui recebendo cada um de vocês na Casa da Cidadania. Desde o início dessa gestão, o nosso objetivo foi o de trazer o protagonismo para esta Comissão, sobretudo para a pessoa idosa. Essa luta deve ser de toda a sociedade. Esse é o momento que todos nós trocaremos experiências e articularemos ações conjuntas em prol do idoso na conjuntura atual”, afirmou a presidente da Comissão dos Direitos do Idoso da OAB-PI, Jória Batista.

Também prestigiando o evento, a vice-governadora do Estado do Piauí, Margarete Coelho, declarou que “o debate é necessário e oportuno, que deve sempre estar na pauta, tendo em vista que diz respeito a uma parcela da sociedade cada vez mais numerosa e que precisa de um olhar especial”. Margarete Coelho também demonstrou preocupação com as inúmeras formas de violência contra os idosos que devem ser combatidas.

O vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, vinculado à Secretaria Especial de Direitos Humanos, Amin Bahij Aur, palestrou sobre “O Envelhecimento”, pontuando sobre os direitos fundamentais, assegurados pela Constituição Federal; Lei Orgânica de Assistência Social; Lei que instituiu a Política Nacional do Idoso; Estatuto do Idoso; dentre outros temas.

A solenidade contou ainda com a apresentação do Coral de Idosos do Sesc Piauí, Harmony Voice, e do Grupo de Idosas do Bairro Itaperu (GIBI). A programação segue até esta sexta-feira, 15 de setembro, com a apresentação das ações de cada Seccional e a redação da Carta de Teresina.

Presenças

Integraram a mesa de honra da solenidade: o secretário-geral da OAB-PI, Leonardo Carvalho; a secretária adjunta da OAB-PI, Élida Fraklin; o diretor tesoureiro da OAB-PI, Lucimar Santos; a representante da Prefeitura Municipal de Teresina Geórgia Nunes, procuradora-geral do Município; a representante do Ministério Público do Núcleo do Idoso, promotora Marlúcia Evaristo; os conselheiros federais Chico Couto e Claudia Paranaguá; o presidente da Caixa de Assistente dos Advogados do Piauí, Rafael Orsano; os membros honorários vitalícios da OAB-PI Deusdedit Sousa, Reginaldo Furtado e Sigifroi Moreno Filho; o presidente do Conselho Estadual Do Idoso, Anfrísio Neto; e o representante da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC), Severo Ulisses Eulálio Rocha.