I Colóquio sobre Posvenção esclarece cuidados com as pessoas enlutadas

  Data e Hora: 09/06/2017 14:06:10

Na noite desta quinta-feira (08), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, sediou o Primeiro Colóquio sobre Posvenção ao Suicídio de Teresina, que debateu sobre os cuidados necessários com as pessoas enlutadas. O evento conta com o apoio do Núcleo de Prevenção ao Suicídio, por meio das Comissões de Promoção à Cidadania e de Apoio à Vítima de Violência da OAB-PI.

O psicólogo Carlos Henrique Aragão palestrou durante a realização do evento, apresentando alguns dados alarmantes sobre índices de suicídio e a quantidades de pessoas afetadas por cada uma delas. De acordo com os dados, quinze mil mortes ocorrem a cada ano por suicídio e cerca de cinquenta pessoas são afetadas por cada uma delas. 75% dos suicídios ocorrem em países de média ou baixa renda.

“Nós temos o dever de colocar o tema de prevenção, assim como o de posvenção ao suicídio na pauta da discussão social. Esse Colóquio especificamente sobre posvenção é de extrema importância, pois estamos trazendo um olhar mais aprofundado às pessoas enlutadas. Cuidar dessas pessoas também é uma forma de prevenção ao suicídio”, declarou o psicólogo.

A professora Leidinalva Soares contou sobre sua experiência, destacando detalhes durante o seu depoimento que falava sobre os seus passos diante da perda da sua filha. Depois do ocorrido, Leidinalva Soares falou do choque que sofreu, sobretudo o desespero que passou.

“Estou muito surpresa com a quantidade de pessoas que estão aqui acompanhando tais abordagens. Isso me leva a crer que estamos plantando uma semente e olhando de outro ângulo que são as pessoas enlutadas. Precisamos trabalhar esse tema também como uma forma de prevenção”, disso a organizadora do evento Leidinalva Soares.

A coordenadora do Núcleo de Prevenção ao Suicídio, Sabrina Araújo, falou da importância de eventos como esse para a difusão de informações sobre um tema considerado até então um tabu. “O Núcleo, por meio da Comissão de Promoção à Cidadania, vem trabalhando em ações voltadas para a propagação de informações sobre o suicídio e a forma como devemos abordá-lo. Esse primeiro colóquio demonstrou exatamente isso. Daremos continuidade aos trabalhos para que, de uma vez por todas, falar sobre o suicídio é o melhor caminho”, finalizou.

O Colóquio contou ainda a participação dos presentes, que dividiram suas experiências diante de perdas dos seus entes queridos.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias