OAB louva iniciativa da Vara de Execuções Penais de Teresina

  Data e Hora: 17/05/2017 11:05:25

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça do Piauí e a Vara de Execuções Penais (VEP) de Teresina efetuaram na segunda-feira (15) a entrega dos cálculos da pena e da “Cartilha do Reeducando” a todos os presos que foram condenados e estão em processo de execução de pena.

A entrega, iniciada no mês de abril, na Casa de Custódia, foi concluída nas penitenciárias “Irmão Guido” e Feminina de Teresina, Unidade de Apoio ao Semiaberto, Colônia Agrícola “Major César Oliveira”, Centro de Detenção Provisória de Altos e Unidade de Apoio Prisional.

A Cartilha do Reeducando, elaborada pela Diretora do GMF, Géssika de Carvalho Barbosa e pelo juiz da VEP, José Vidal de Freitas Filho, tem informações sobre os direitos e os deveres dos presos, as características dos regimes fechado, semiaberto e aberto, as regras para progressão de regime e livramento condicional e alguns dos programas da VEP/Teresina, entre outros.

Os cálculos da pena são impressos, em papel, com as informações sobre as penas aplicadas a cada preso, a data de início do cumprimento e as datas prováveis de progressão de regime, livramento condicional e término de pena.

O presidente da OAB-PI, Chico Lucas, louvou a iniciativa do Tribunal, por meio da Vara de Execuções Penais, frisando que também é importante que os presos detenham informações sobre suas condições, direitos e deveres. “O objetivo do sistema prisional não é excluir essas pessoas, mas reeducá-las e reintegrá-las para conviver pacificamente e ordeiramente em sociedade. Para isso, elas precisam saber que um dia estarão fora do sistema. Com essa iniciativa, o Tribunal de Justiça passa a contribuir com esse processo”, frisou.

“O trabalho que vem sendo desenvolvido pelo juiz Vidal Freitas é de extrema importância para que haja, efetivamente, a ressocialização dessas pessoas. Por isso, louvamos a sua iniciativa e o parabenizamos pelos esforços empreendidos tanto na elaboração da cartilha quanto no cálculo das penas. Essas são ações que fazem diferença na magistratura”, comentou Chico Lucas.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias