Comissão lança programação para o Mês da Mulher

Data e Hora: 03/03/2017 17:03:20

A OAB Piauí e a Comissão da Mulher Advogada (CMA) têm a satisfação de apresentar a programação de atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher que se estendem por todo o mês de março. As atividades têm o objetivo de homenagear as mulheres piauienses, bem como as advogadas, integrando a classe com toda a sociedade.

Dentre as ações da comissão está o Curso de “Atualização sobre Gênero, Lei Maria da Penha e Feminicídio”, com a participação das advogadas integrantes de Comissões da OAB/PI. O curso tem início previsto para o dia 18 de março, em parceria com a ESA, e objetiva ser de caráter permanente, visando à capacitação das advogadas e também advogados nas questões de gênero e temas voltados ao enfrentamento e violência contra a mulher, como o feminicídio.

A presidente nacional e estadual da Comissão da Mulher Advogada, Eduarda Mourão, diz que esse curso vem no sentido de tornar as advogadas multiplicadoras dessas temáticas. “É um curso de extrema importância, que será oferecido gradativamente para outros segmentos da sociedade, comunidade em geral, tais como associações de bairro, sindicatos e etc.”, explica. Também conselheira federal, a advogada diz que este é um dos trabalhos que a OAB vai protagonizar e oferecer à sociedade piauiense buscando rebelar a discriminação de gênero e a violência.

Já nos dias 30 e 31 de março, serão realizados dois momentos na sede da Ordem. A Roda de Diálogo "2017 para a mulher piauiense", com os movimentos sociais e instituições; e o Fórum sobre Prerrogativas - Abordagens sobre as prerrogativas das advogadas do Piauí, respectivamente. “Abordaremos a presença, dificuldades e desigualdades da mulher no mercado de trabalho, que tipos de violência ela está vulnerável, bem como falaremos sobre empreendedorismo. Mais precisamente no dia 31, entraremos na advocacia, perpassando pela mulher advogada e suas prerrogativas”, disse a conselheira, encaixando a programação do mês da mulher num cenário de mudanças políticas e econômicas nesse ano de 2017.

Veja a programação completa abaixo:

06/03 – 08h30 - Início da Campanha Justiça Pela Paz em Casa - no TJ/PI
08/03 – 08h30 - Café da manhã com as advogadas no Fórum da Justiça do Trabalho
08/03 - 09h - Café da Manhã com as advogadas no Fórum da Justiça Federal
08/03 - 10h - Café da manhã com as advogadas no Fórum Central, em conjunto com a Associação dos Advogados Civilistas
08/03 - 11h - Participação da CMA no Movimento de Mulheres, no centro de Teresina - "Não a PEC 287/2016 - Reforma Previdenciária sem Retrocesso aos Direitos Sociais da Mulher"
18/03 – Manhã - Curso de Atualização CMA-ESA, Sobre Gênero, Lei Maria da Penha e Feminicídio, com a participação das advogadas integrantes de Comissões da OAB/PI
21/03 – Manhã - Visita à Penitenciária Feminina de Teresina
27/03 - Noite - Solenidade de compromisso de novos advogados, com destaque para as advogadas
30/03 - Tarde - Roda de Diálogo "2017 para a mulher piauiense", com os Movimentos sociais e instituições. Local: Sede da OAB-PI
31/03 - Manhã e Tarde - Fórum sobre Prerrogativas - Abordagens sobre as Prerrogativas das Advogadas do Piauí