CAAPI inicia campanha de vacinação da dengue

  Data e Hora: 31/01/2017 15:01:52

Pela primeira vez, a Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI), por meio de uma iniciativa da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad) promove uma campanha de vacinação contra a dengue, com preços abaixo dos praticados no mercado. Advogados de todo o estado, dependentes de advogados, estagiários inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí e funcionários da CAAPI e OAB/PI terão acesso a imunização com uma condição especial, ao custo de R$180,00 por aplicação.

Com o início do período chuvoso há maior incidência dos casos de dengue no país e a vacina possibilita uma imunização recombinante tetravalente para os quatro sorotipos existentes da dengue. A vacina aprovada pelo governo brasileiro em dezembro de 2015 ainda não é distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e em clínicas particulares de Teresina custam em média R$230,00.  A vacinação é indicada para pessoas entre 9 e 45 anos e o tratamento inclui três doses, com seis meses de intervalo entre elas, sendo que a proteção se dá a partir da primeira.

Os interessados devem preencher ficha cadastral acessando o link http://caapi.org.br/vacina/. A vacinação ainda não tem data definida, dependendo apenas da demanda de inscritos. Assim que fechado os lotes uma equipe da CAAPI entrará em contato com os interessados para informar sobre o pagamento e data de aplicação da vacina. Além da imunização em Teresina também será possível a imunização no interior do estado, desde que atingido o número mínimo de 10 interessados por subseção ou município.

O Presidente da Caapi, Rafael Orsano atenta que o boletim epidemiológico dos casos de dengue no Brasil registrou 1.946.765 casos em 2016. “A dengue é uma doença democrática, que não escolhe condição de saúde ou social, sexo ou idade, e que acarreta na perda da produtividade quando se está acometido por ela, no qual em 81% dos casos é necessário a internação. A vacina é uma proteção a mais e evita os casos mais graves da doença”, comentou.  

Mesmo com a campanha de vacinação, a diretora financeira da CAAPI, Adelina Miranda atenta para os cuidados básicos necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que transmite além da dengue, a chikungunya e o zika vírus, “Precisamos evitar o acúmulo de água em qualquer objeto, a vacina é uma proteção a mais, no entanto cada um de nós tem a obrigação de combater o mosquito. E isso só será possível se todos estiverem fazendo o seu papel evitando os focos, pois, caso o seu vizinho não faça você continua sendo uma vítima em potencial. Em 30 dias, um único mosquito pode colocar até 1500 ovos em lugares diferentes”, enfatizou.  

A vacina

A Dengvaxia é produzida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur pode ser aplicada em pacientes de 9 anos a 45 anos, que deverão tomar todas as doses subcutâneas para eficácia da proteção. Os testes envolveram 40 mil pessoas em 15 países, em uma pesquisa clínica que resultou em 25 estudos. No Brasil, cerca de 3.500 pessoas de cinco cidades participaram das etapas de testes. Os testes apontaram uma redução de 81% das internações e 93% dos casos graves. Em média, 66% dos pacientes com os quatro sorotipos ficaram imunizados – 2 em cada 3 pessoas, segundo a Sanofi. A vacina foi produzida com um vírus vivo atenuado e possui em sua estrutura o vírus vacinal da febre amarela, que lhe garante estabilidade. É contraindicada para o uso de mulheres grávidas ou que estejam amamentando, assim como por indivíduos portadores de HIV ou que façam uso de corticoides. 


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias