Presidente Lamachia participa de Café com advogadas da OAB-PI

Data e Hora: 13/12/2016 18:12:06

Durante visita na última quinta-feira (8) para participação do encerramento da Caravana Nacional das Prerrogativas, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cláudio Lamachia, participou do Café com Advogadas da Seccional Piauí.

O evento foi promovido pela Comissão da Mulher Advogada (CMA), com o propósito apresentar a atuação das Comissões Temáticas da OAB-PI, que em sua maioria são presididas por mulheres advogadas.

A reunião foi conduzida pela conselheira federal e presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Eduarda Mourão Miranda, que definiu a ocasião como de bastante alegria e honra por parte de toda classe, em especial das advogadas. “Para nós é uma honra receber o presidente Claudio Lamachia em Teresina, onde as mulheres advogadas tem tido uma atuação bastante forte, com um crescimento significativo na militância da advocacia em diversas áreas”, disse.

Sobre a atuação da CMA, a presidente Andrea Aragão frisou que “a Comissão sai em defesa da mulher, atuando em projetos que levem conhecimento às mulheres nos diversos seguimentos da sociedade. Nosso lema é elevar a autoestima das mulheres, a conscientização do seu papel na sociedade, e lutar pela igualdade de direitos entre homens e mulheres”, disse.

O presidente Lamachia pontuou as conquistas promovidas pela OAB, que vem propiciando melhores condições da atividade de trabalho à mulher advogada. “Nós tivemos a oportunidade de comemorar uma extraordinária vitória, de uma lei que anunciamos recentemente na II Conferência da Mulher Advogada, no Estado do Minas Gerais, que faz justiça às mulheres e aos homens, mas especifica às mulheres, pois garante sustentação oral, preferência nas audiências, 30 dias de período de descanso, local e estacionamento em Fóruns, entre outras medidas”, destacou.

Chico Lucas falou dos 11 meses de gestão e concluiu que a atuação das advogadas tem sido essencial para funcionamento da Ordem. “Hoje a OAB tem 48% de advogadas mulheres, sendo 19 conselheiras. Isso mostra que elas estão preparadas e atuantes como é mostrado aqui”, disse.

A ouvidora geral da OAB-PI, Lilian Firmeza apresentou a produtividade da Ouvidoria e destacou a força da mulher advogada no mercado de trabalho, ressaltando suas atuações na Seccional Piauí e no Conselho Federal da OAB.

As presidentes e representantes das demais Comissões levaram suas demandas, ao passo que falaram dos trabalhos realizados na Seccional Piauí, dentre elas: Geysa Costa, da Comissão Direitos Difusos e Coletivo, com o Projeto Esperança Garcia; Fernanda Amaral, da Comissão de Exame de Ordem e conselheira seccional, que ressaltou o trabalho do presidente Chico Lucas a frente da OAB-PI; assim como a conselheira seccional Conceição Carcará e a presidente da CMA, Andréa Aragão, que entregou a placa de homenagem ao presidente Nacional, Cláudio Lamachia.

Participaram ainda do evento, a presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência, Tiaga Ribeiro; da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas, Silvana Leal; da Comissão de Promoção da Cidadania, Nailma Freitas; da Comissão de Direito de Defesa do Idoso, Jória Batista, Lina Brandão, da Comissão de Direito Penitenciário; a secretária administrativa da ESA-Piauí, Raquel Torres e representando a Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI) Adelina Miranda.