OAB-PI promove curso sobre Direitos Humanos

  Data e Hora: 22/11/2016 14:11:21

A Comissão de Direitos Humanos da OAB-PI, em parceria com a Escola Superior da Advocacia (ESA), promoverão, de 30 de novembro a 02 de dezembro, o curso “Direitos Humanos em tempos sombrios”. O evento tem como público-alvo advogados e estudantes de Direito, militantes dos Direitos Humanos e de outras áreas, e demais interessados no tema.

Marcelo Mascarenhas, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB-PI, explica que o objetivo do curso é fornecer aos participantes um panorama atual sobre a temática. “Precisamos desconstruir preconceitos e estigmas sobre o tema. Para isso, temos que construir coletivamente um conceito de Direitos Humanos e neste curso vamos sensibilizar os participantes para isso”, afirma.

Dessa forma, o advogado coloca que serão realizadas Rodas de Conversa, inspiradas no método construtivista. “Esse método valoriza os conhecimentos e a experiência de cada participante, construindo coletivamente um saber, a partir de apresentações dialogadas, exercícios práticos e técnicas de dinâmica de grupo”, explica o presidente da comissão.

O facilitador do curso será o advogado Pedro Luís Rocha Montenegro, consultor em políticas públicas de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, com experiência em gestão pública, consultorias e docência. Ele exerceu as funções de Secretário Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania da Prefeitura Municipal de Maceió, em Alagoas; foi Coordenador Geral de Combate à Tortura da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República; já foi Chefe da Ouvidoria Geral da Cidadania da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, bem como presidiu a Comissão de Direitos Humanos da OAB, seccional Alagoas.

O curso ocorrerá na sede da ESA-Piauí, em Teresina. Serão ofertadas 30 vagas e as inscrições são gratuitas. Os interessados devem enviar e-mail para direitoshumanos@oabpi.org.br com NOME COMPLETO, TELEFONE, nº OAB (se tiver), EMAIL e CPF; pois terão certificado de 16h.

 

PROGRAMAÇAO:

DIA 30/11

Período Noturno: 18h – 22h

Agradecimentos;

 Apresentações;

Dinâmicas Introdutórias:

Direitos Humanos, primeiras impressões;

O que são Direitos Humanos?

 

DIA 01/12

Período Vespertino: 14h – 18h.

Dinâmica da DUDH;

A Declaração Universal dos Absurdos Humanos – “hostis geris humani” Arendt;

 

DIA 02/12

Período Matutino: 8h - 12h.

Direitos Humanos em Tempos Sombrios;

 Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH 3:

Período Vespertino: 14h – 18h.

A prevenção e o combate à tortura no Brasil:

Um convite ao compromisso

ð Dinâmicas de avaliação.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias