Comissão do Idoso faz visita a abrigos e entrega fraldas e latas de leite

Data e Hora: 17/10/2016 15:10:53

A Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso da OAB-PI visitou dois abrigos para idosos na manhã desta segunda-feira (17). A atividade foi em alusão ao Dia do Idoso, comemorado em 01 de Outubro, e fez a entrega de fraldas geriátricas e latas de leite em pó, arrecadados durante as inscrições do Curso de Iniciação à Advocacia, promovido pela Escola Superior de Advocacia do Piauí.

As duas casas visitadas foram o Lar das Flores de Maria, no bairro Ininga, que recebe apenas idosas do sexo feminino, e a Casa São José, no Morada do Sol. Também acompanharam as visitas as estudantes de Enfermagem da Faculdade Maurício de Nassau, que já é parceira da Comissão, e profissionais da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí.

A presidente da Comissão, Jória Batista, saudou a todas as parcerias presentes e parabenizou as coordenadoras pelo zelo e dedicação ao local. “São lugares bem cuidados, com a limpeza necessária que essas pessoas precisam e queremos estar sempre perto, a fim de fazer nosso trabalho enquanto Comissão e cidadãos valer a pena”, disse a advogada que fará o lançamento da I Cartilha do Idoso da OAB-PI, nesta terça (18), no Auditório da Ordem.

O Lar das Flores de Maria existe há 04 anos e abriga 16 mulheres. São 20 colaboradores, dentre eles 10 profissionais fixos, todos da mesma família, dentre eles irmãs que praticam o catolicismo e tem a Imaculada Conceição como a dona da Casa.

Na ocasião, professores fizeram uma sequência de ginástica com as idosas, dentre elas Ana Pinheiro, de 106 anos, a mais velha do Lar, e Raimunda Fernandes, que recitou diversas poesias e animou o encontro.

Uma das coordenadoras do Lar, Gardênia Leal, disse que as maiores necessidades são material de limpeza e fraldas. “Nós também aceitamos doações de voluntários e através de boleto pela Caixa Econômica Federal. Elas são bastante vaidosas, então também recebemos roupas e bijuterias, que ajudam a preservar a autoestima destas mulheres que recebem mais visitas e doações de desconhecidos do que dos próprios familiares”, disse a coordenadora.

Já a Casa São José, coordenada por Helena Amaral, tem por objetivo abrigar homens e mulheres idosos, que dividem-se lá dentro por alas. “São pessoas carentes e solitárias que procuramos abrigar, dando-lhes moradia, assistência material e espiritual, proporcionando-lhes assim vida com dignidade e esperança”, informou a coordenadora, lembrando do slogan da Comissão do Idoso “A dignidade nunca envelhece”.

O abrigo existe há dez anos e contém, hoje, 18 homens e 17 mulheres. Também foi entregue o convite para o lançamento da cartilha na OAB, encerrando as visitas com 80 pacotes de fraldas entregues em cada instituição, além das latas de leite.