OAB-PI FINALIZA PARTICIPAÇÃO NA SEMANA DO TRÂNSITO COM MÚLTIPLAS AÇÕES

Data e Hora: 23/09/2016 14:09:37

A Semana Nacional do Trânsito encerrou nesta sexta-feira (23), com uma ação conjunta, envolvendo órgãos federais, estaduais e municipais. OAB-PI, Detran- Piauí, Polícia Rodoviária Federal e Strans fizeram uma blitz educativa em frente à PRF, com ações de conscientização e fiscalização.

Ravennya Moreira, presidente da Comissão de Direito no Trânsito da OAB-PI, explicou que a Ordem iniciou a semana com uma programação voltada para a classe de advogados, visando conscientização em relação ao estacionamento da Sede. “O estacionamento do Centro Cívico passou por algumas alterações e buscamos também a conscientização em relação ao uso do serviço CAAPI Transfer, a fim de aumentar a adesão dos advogados, tanto para desafogar o trânsito intenso, que acontece naquela região como para informar sobre convênio da OAB ao estacionamento do Shopping Rio Poty”, explicou.

A intenção da ação conjunta é impactar a população. Samira Mota, agente da Strans, explica que durante a semana aconteceram várias ações dos mesmos órgãos, mas em locais diferentes, tentando chegar abranger maior parte da cidade. “Enquanto Strans, fizemos trabalhos em escolas com as crianças, palestras com os jovens nas faculdades, que estão entrando nessas questões da carteira de habilitação e falando sobre o álcool, um dos grandes problemas que temos no trânsito”, disse.

Ela explica que a Strans e a OAB realizaram ações educativas, enquanto a PRF e a Polícia Militar fizeram ações de fiscalização. Para ela, é preciso unir três pilares, a educação, a fiscalização e a engenharia. “Nosso grande problema hoje, como mostram os números, são os condutores, fazendo ações inapropriadas e irresponsáveis. Por isso o tema da semana este ano é ‘Eu sou mais um por um trânsito seguro’, para que os condutores percebam que cada um de nós sofremos as consequências”.
O capitão Emerson, da CPTRANS, diz que a avaliação da Semana é positiva. “Nosso objetivo maior reduzir o número de óbitos de acidentados. A CPTRANS já vem desenvolvendo ações noturnamente contra o excesso de velocidade, o contato com o álcool e fazendo operações da Lei Seca todo final de semana, onde o maior número de pessoas dirigem à noite após ingerir bebida alcoólica”, alerta.

Já o policial rodoviário federal Fabrício Loiola confirmou teste de alcoolemia durante a ação. “A exemplo do que aconteceu ontem, quando flagramos um condutor de micro-ônibus transportando dez pessoas sob efeito de álcool em veículo saindo pra Luzilândia, hoje mais uma pessoa apresentou índice de alcoolemia no sangue, suficiente para caracterizar crime, isso ainda pela manhã”, disse ele, explicando que o motorista foi conduzido à Central de Flagrantes, devido a gravidade do fato.

O vice-presidente da Comissão da OAB-PI, Carlos Terto, também esteve presente, contribuindo para os trabalhos finais das ações.