Aula Inaugural da Pós em Ciências Criminais é aberta ao público

  printImprimir   Data e Hora: 08/02/2017 11:02:19

Nesta sexta-feira (10), às 16 horas, o Auditório da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-Piauí) sediará a aula inaugural da Pós-Graduação lato sensu em Ciências Criminais. O professor Antonio Henrique Graciano Suxberguer, doutor Derechos Humanos y Desarrollo péla Universidad Pablo de Olavide (Espanha), abordará o tema “Os Desafios do Direito Processual Penal no Brasil: norma, instituições e realidade”. A entrada é gratuita e o evento será aberto ao público.

Focando no direito processual penal e seus desafios na atualidade, ele parte de dados históricos para explicar o momento em que vivemos no sistema criminal. "Temos um código de processo penal surgido num contexto histórico marcado pelo regime de exceção. O mesmo código, que já enfrentou mais de cinquenta reformas legislativas até hoje, será que atende ao que é necessário, ao que se espera de um sistema de justiça criminal hoje?”, indaga o professor.

Para Antonio Suxberguer, devemos também nos perguntar se as nossas instituições são mais ou menos responsáveis pelo funcionamento do sistema de justiça criminal. “O problema do nosso direito processual penal está nas leis ou no modo pelo qual as instituições funcionam?”, provoca mais uma vez, deixando claro o quão instigante será a aula.

De acordo com o professor doutor, as preocupações do direito processual penal na atualidade devem refletir sobre a realidade da justiça criminal brasileira. “Será que as grandes preocupações que estão nas nossas cabeças e angústias refletem a realidade daquelas mais de 620 mil pessoas vinculadas ao sistema carcerário atual?”, encerra Suxberguer com algumas das provocações que irá trazer na sexta-feira.


Mais notícias


Abertas as inscrições para a Pós de Direito e Processo Previdenciário com enfoque na Reforma da Previdência
Data/Hora: 14/01/2020 18:01:18
Inscrições abertas para 16ª Turma do Curso de Formação em Mediação e Arbitragem
Data/Hora: 13/01/2020 16:01:50
Diretor-Geral da ESA Piauí participa de reunião sobre concurso para o cargo de Procurador do Município de Teresina
Data/Hora: 08/01/2020 08:01:34
Evento esclarece principais atualizações da Reforma da Previdência
Data/Hora: 12/12/2019 17:12:43
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Advocacia de Impacto”
Data/Hora: 05/12/2019 11:12:39
Leia todas as notícias

Dúvidas? Fale com a ESA PIAUÍ.

Contatos: (86) 2107-5823 | (86) 99993-2042 | E-mail: esapi@oabpiaui.org.br

  • Sobre a ESA PIAUÍ:

    Escola Superior de Advocacia do Piauí - ESA PIAUÍ, criada em 1997, com sede e foro na cidade de Teresina, Piauí, na Rua Governador Tibério Nunes, s/n, Bairro Cabral, reger-se-á pelo presente Regimento Geral. A Escola Superior de Advocacia do Piauí tem natureza jurídica de órgão auxiliar autônomo, sem personalidade jurídica própria, com jurisdição, no âmbito de sua missão institucional, em todo o território do Estado do Piauí.