A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da Comissão de Estudos Tributários, em parceria com a ESA Piauí e a UNINOVAFAPI, promoveram o IX Congresso Interdisciplinar de Direito e o I Congresso de Direito Econômico, Financeiro e Tributário. O evento, que aconteceu ao longo de dois dias (19 e 20), foi conduzido pelo Diretor-Geral da ESA Piauí, Aurélio Lobão e pelo Presidente da Comissão de Estudos Tributários, Maurício Cezar, e homenageou o Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins.
Entre as discussões foram apresentados debates sobre caixa 2, parcerias público-privadas, abuso de poder econômico no período das eleições, os tribunais de contas e seu papel no equilíbrio e responsabilidade fiscal, garantias do contribuintes em tempos de lava jato, prisão por dívidas do ICMS, juízo de admissibilidade, PIS/CONFIS, dentre outros assuntos relevantes.
O Diretor-Geral da ESA Piauí, Aurélio Lobão, reforçou seus agradecimentos aos participantes que contribuíram para a disseminação de conhecimentos atuais e relevantes do mundo jurídico.
O Congresso interdisciplinar de Direito já vem sendo realizado há nove anos. Nesse ano, a Comissão de Estudos Tributários da OAB Piauí pediu para juntarmos forças para que realizássemos o primeiro Congresso de Direito Econômico, Financeiro e Tributário. Então nós resolvemos, em parceria, realizar esses dois grandes eventos que tomaram a magnitude de um auditório lotado, com mais de 500 participantes. Nosso sentimento é de gratidão e de dever cumprido por termos contribuído para o compartilhamento de experiências incríveis ao longo desses dois dias, explicou o Diretor-Geral da ESA Piauí, Aurélio Lobão.
O Presidente da Comissão de Estudos Tributários, Maurício Fortes, também agradeceu a organização do evento e dos parceiros para a efetivação do projeto. Estamos felizes e honrados com a contribuição de todos que integraram, não só a programação do nosso evento como a organização. O Congresso abordou os mais diversos temas relacionados ao Direito Econômico, Financeiro e Tributário, indo de discussões sobre regulação, PPPs e tributação até questões relacionadas a aspectos penais e empresariais das atividades empresariais, disse.
Homenagem ao Ministro Humberto Martins
Encerrando o evento, o Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins foi homenageado na noite do Congresso, recebendo o broche do mapa do Brasil das mãos do Diretor-Geral Aurélio Lobão e uma placa de homenagem das mãos do Presidente da Comissão, Maurício Forte.
Emocionado, o Ministro Humberto Martins agradeceu o ato de homenagem, sobretudo à OAB, que se empenhou em realizar o evento e a contribuir para o fortalecimento da classe e da sociedade. Quem foi é, quem é será. Nós somos advogados pelo Brasil. Estou imensamente grato pela homenagem e, mais do que isso, poder contribuir para o aprendizado de tantos acadêmicos de Direito, agradeceu.
Ao final, o Ministro Humberto Martins ainda encerrou o Congresso, ao proferir a Palestra: A Missão do Advogado junto ao Poder Judiciário como Instrumento de Cidadania.
ESA Piauí oferece curso sobre práticas na advocacia: Qualificação profissional e consulta jurídica Data/Hora: 04/05/2022 14:05:04 |
Chamada de artigos da Revista Científica da OAB/PI Data/Hora: 27/04/2022 04:04:53 |
Solenidades de comemoração dos 25 anos da Escola Superior de Advocacia-ESA/PI Data/Hora: 23/04/2022 05:04:43 |
25 anos da Escola Superior de Advocacia Data/Hora: 27/04/2022 04:04:19 |
Regularize sua pendência financeira acadêmica junto à ESA-PI Data/Hora: 12/04/2022 16:04:17 |
Leia todas as notícias |
---|
Contatos: (86) 2107-5823 | (86) 99993-2042 | E-mail: esapi@oabpiaui.org.br
Sobre a ESA PIAUÍ:
Escola Superior de Advocacia do Piauí -
ESA PIAUÍ, criada em 1997, com sede e foro na cidade de Teresina,
Piauí, na Rua Governador Tibério Nunes, s/n, Bairro Cabral,
reger-se-á pelo presente Regimento Geral. A Escola Superior de
Advocacia do Piauí tem natureza jurídica de órgão auxiliar
autônomo, sem personalidade jurídica própria, com jurisdição,
no âmbito de sua missão institucional, em todo o território do
Estado do Piauí.