Seminário de Direitos LGBTI debaterá democracia e desafios da atualidade

  printImprimir   Data e Hora: 10/08/2018 13:08:19

Estão abertas as inscrições para o "Seminário de Direitos LGBTI: A democracia e os desafios da atualidade", que acontecerá entre os dias 24 e 29 de agosto, no Auditório da Escola Superior de Advocacia do Piauí para celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, 29 de agosto. O evento será promovido pela OAB-PI, em parceria coma ESA-Piauí e com as Comissões da Diversidade Sexual e de Apoio à Vítima de Violência da OAB-PI.

A data, criada no 1º Seminário Nacional de Lésbicas em 1996, é um marco fundamental para o registro da luta de mulheres que têm seus direitos violados pela conjugação de preconceitos históricos no Brasil.

A proposta visa debater sobre cidadania LGBT, racismo, liberdade religiosa e gênero para advogados, estudantes e a sociedade em geral, a programação está bastante diversificada com palestras e roda de conversa de modo a dialogar com os mais variados segmentos realizados.

Palestras e uma roda de conversa integrarão o evento, com a participação de profissionais renomados na área, além de especialistas que lutam pela causa. “Desafios de Conquistas de Direitos da Comunidade LGBTI na Atual Conjuntura (Anti) Democrática Brasileira”, “Machismo e Misoginia: O discurso de ódio nas redes sociais” e “Mulheres Lésbicas e Bissexuais pensando a Democracia” serão os temas abordados.

Dimitri Nascimento Sales, (SP), presidente do Instituto Latino Americano de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos (ILADH); Nayara Venâncio de Melo (PI), coordenadora adjunta das Comissões da OAB-PI; Maria Luísa Mendes (PI), jornalista; Winnie de Campos Bueno (RS), Iyalorixá e mestranda em Direito pela Universidade do Vale Rio dos Sinos (Unisinos/RS); Brenda Mikaelly Mendes Ferreira Mota, estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFPI e membro do Atitude Preta; e Nayara Juliana Ribeiro da Costa, ativista social abordarão sobre o tema proposto.

“Diante das crises institucionais instaladas, o movimento LGBTI precisa se questionar e participar desse processo de construção da democracia. Dessa forma, a Comissão da Diversidade Sexual da OAB-PI vem trazer esse debate sobre as conquistas dos direitos da comunidade LGBTI e os desafios colocados pela atual conjuntura política e de violação à democracia. Nesse sentido, o Seminário vai debater e questionar quais os desafios e avanços que podem ser colocados nesse momento escasso da democracia e participação popular”, explanou o vice-presidente da CDS, Glaudson Lima Gomes.

Com vagas limitadas, os interessados poderão se inscrever, gratuitamente, por meio do site institucional da ESA-Piauí www.oabpi.org.br/portaldoaluno. Outras informações: (86) 99930-4954 (Glaudson Lima Gomes, vice-presidente da CDS) / glaudsonlima@gmail.com / (86) 2107-5823 – ESA-Piauí.

Por: Fernanda Almendra

Assessoria de Comunicação da OAB-PI

 


Mais notícias


Advogados(as) terão 25% de desconto no XI Curso de Recursos, Ações Impugnativas e Incidentes nos Tribunais
Data/Hora: 10/08/2020 14:08:52
Matrículas abertas para a Pós-Graduação de Direito Empresarial, Negócios e Gestão
Data/Hora: 06/08/2020 14:08:14
“Circuito Advocacia na Prática” tem início na  Subseção da OAB de Piripiri debatendo sobre Advocacia Trabalhista
Data/Hora: 04/08/2020 16:08:15
OAB Piauí e ESA Piauí abrem inscrições para I Congresso Nacional On-line de Criminalistas
Data/Hora: 04/08/2020 17:08:48
Mês da Advocacia: OAB Piauí e ESA Piauí promoverão “Circuito Advocacia na Prática” nas 13 Subseções de forma on-line
Data/Hora: 31/07/2020 19:07:35
Leia todas as notícias

Dúvidas? Fale com a ESA PIAUÍ.

Contatos: (86) 2107-5823 | (86) 99993-2042 | E-mail: esapi@oabpiaui.org.br

  • Sobre a ESA PIAUÍ:

    Escola Superior de Advocacia do Piauí - ESA PIAUÍ, criada em 1997, com sede e foro na cidade de Teresina, Piauí, na Rua Governador Tibério Nunes, s/n, Bairro Cabral, reger-se-á pelo presente Regimento Geral. A Escola Superior de Advocacia do Piauí tem natureza jurídica de órgão auxiliar autônomo, sem personalidade jurídica própria, com jurisdição, no âmbito de sua missão institucional, em todo o território do Estado do Piauí.