Simpósio multiprofissional debaterá abuso sexual na infância e juventude

  printImprimir   Data e Hora: 07/05/2018 14:05:18

Zelando pelo desenvolvimento e proteção das crianças e adolescentes, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, realizará no próximo dia 21 de maio (segunda-feira) o I Simpósio Multiprofissional sobre Abuso e Exploração Sexual na Infância e Juventude. O encontro será realizado no auditório principal da OAB-PI, das 08h às 12h e 14h às 19h30.

O encontro faz alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído no dia 18 de maio. A data tem como principal objetivo conscientizar e prevenir as situações de risco as quais estão expostas as crianças e adolescentes. No Brasil, o Disque 100 e o aplicativo Proteja Brasil são os principais meios de denúncia dos crimes envolvendo crianças e jovens. Apenas em 2016 foram 17,5 mil casos. A maior parte das denúncias é referente aos crimes de abuso sexual (72%) e exploração sexual (20%).

O simpósio é uma oportunidade de congregar as entidades parceiras nos diversos segmentos da sociedade para fortalecer a Rede de Atendimento à Criança e Adolescente vítima de violência no Estado do Piauí. “É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral e dos profissionais das áreas de saúde, educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco e o acompanhamento da vítima e do agressor”, afirma a presidente da CAVV, Alba Vilanova.

O projeto é uma realização da Comissão de Apoio à Vítima de Violência (CAVV) da OAB-PI em parceria com o Conselho Regional de Psicologia (CRP-21), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) e Associação de Conselheiros Tutelares do Estado do Piauí (ACONTEPI). As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.oabpi.org.br/inscricao e o investimento é de uma lata de leite em pó, que será doada a instituições que atuam na capital. Outras informações: (86) 2107-5823.

Confira a programação:

08h – Credenciamento

08h30 – Abertura Apresentação Casa de Zabelê

09h– Lançamento do ECA vai à Escola

09h30 – Reunião ampliada sobre a Rede de Atendimento à criança e adolescente vítima de violência no Estado do Piauí

Tarde

14h – A escola como agente de prevenção da violência, abuso e exploração sexual da criança e do adolescente

15h – Apresentação LBV

15h30 – Exposição Lei Nº 13.431/17 – A escuta do depoimento especial de crianças e adolescentes no Processo Penal e no Sistema de Garantia de Direitos

16h30 - PALESTRA: Crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência sexual: metodologia pra tomada de depoimento especial

17h30 – Fruit Break

18h -  EXPOSIÇÃO: Operações contra a exploração sexual infantil no Piauí