Curso de Iniciação à Advocacia realiza aula inaugural

  printImprimir   Data e Hora: 24/04/2017 14:04:55

Na manhã desta segunda-feira (24), no auditório da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-Piauí), ocorreu a aula magna que deu início às novas turmas do Curso de Iniciação à Advocacia (CIA). Na oportunidade, estiveram presentes dirigentes da ESA-Piauí e da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí.

Durante a cerimônia, foi destacado o objetivo do curso, que é o de oportunizar aos alunos uma visão prática do Direito, com uma grade curricular que abranja as diversas vertentes da advocacia motivada pelas diversas mudanças em seu âmbito.

“Nós teremos como regra em cada módulo trazer um advogado com ampla experiência no mercado e promover mesas de debates em áreas diversas: Direito Criminal, Previdenciário, Trabalho dentre outras. Para que esses profissionais exponham suas dificuldades e vivências”, disse o coordenador do CIA, Aurélio Lobão.

Segundo a diretora geral da ESA-Piauí, Naiara Moraes, o curso está em constate evolução e novas fases estão sendo tocadas pelas administração e corpo docente, ao adiantar convênios com instituições de ensino superior.

“Estamos fechando um convênio com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) para viabilizarmos até o segundo semestre de 2017, a primeira residência Jurídica da ESA-Piauí, como parte de um projeto maior do CIA, que será associar a prática do curso com as pós-graduações”, revelou Naiara Moraes.

Para a secretária geral adjunta, Élida Franklin, a OAB busca especificamente aproximar o Direito da realidade vivenciado no mercado.

“Nós queremos que o exercício da advocacia seja mais fácil e menos penoso. E nós, enquanto advogados, devemos encontrar essas alternativas e soluções para que advocacia seja muito mais fácil, agradável e suave”, destacou.

Participaram e deixaram bons votos além de ponderações quanto a importância do CIA, o vice-diretor da ESA-Piauí, Antônio Gonçalves Honório; o diretor acadêmico, Cláudio Moreira do Rego Filho e o conselheiro federal, Celso Barros Neto.