#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do edital para seleção de artigos para edição de 2020

Data e Hora: 28/08/2020 19:08:54

Nesta sexta-feira (28), a OAB e ESA Piauí realizaram o lançamento do edital de chamada para seleção de artigos que deverão compor a edição especial – 2020 da Revista Cientifica da OAB Piauí. O evento aconteceu pelo YouTube da ESA Piauí e foi conduzido pelo Editor Chefe da Revista, Presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB Piauí e Conselheiro Federal, Thiago Carcará. Na ocasião, as Revistas Cientificas de 2017, 2018 e 2019 também foram apresentadas oficialmente.

“A Revista Científica da OAB/PI foi instituía no ano de 2013 e se concretiza como importante instrumento de publicação dos trabalhos acadêmicos, apresentados por Advogados e Advogadas, professores, estagiários, estudantes. Além disso, profissionais das carreiras jurídicas, membros participantes de entidades da sociedade civil organizada e comunidade acadêmica também podem enviar seus textos. Com muita satisfação estamos resgatando essa revista tão importante e necessária, por meio do apoio da Diretoria da Seccional e da ESA” destacou Thiago Carcará.

Durante o lançamento, a Vice-Presidente da OAB Piauí, Alynne Patrício, falou sobre a importância da publicação. “A produção acadêmica não pode ser negligenciada de maneira nenhuma, pois é o resultado da formação e do aprendizado profissional. A advocacia piauiense só tem a ganhar com mais esse instrumento de produção acadêmica. A Diretoria da ESA está marcando história nessa gestão com tanta propagação de conhecimento e cultura jurídica”, parabenizou.

“Essa nossa revista cientifica da OAB tem um critério de produção acadêmica, além dela iremos lançar outras modalidade de publicações, como a “Revista Acadêmica de Direito”, que é voltada para os estudantes. Estamos em parceria com o Conselho Estadual da Jovem Advocacia (CEJA), no sentido de produzir temas técnicos na elaboração das peças dos jovens advogados. Eu fico muito feliz em poder participar desse lançamento, que é marco da produção de conhecimento jurídico no nosso Estado”, enfatizou o Diretor-Geral da ESA Piauí, Aurélio Lobão.

O periódico é fruto do trabalho desenvolvido pelo Conselho Editorial (CONSE) da ESA Piauí, que é composto por Mestres e Doutores e que conta com apoio da Diretoria da OAB/PI e da Editora da OAB. A Revista tem periodicidade semestral e recebe artigos inéditos e originais, confeccionados por acadêmicos e profissionais da área jurídica.

As edições especiais de 2017 a 2019 da Revista Cientifica estão disponíveis no site da OAB Piauí.

Edição 2020

Para a edição 2020 da Revista Cientifica da OAB, os artigos podem ser voltados para a reflexão teórica, relatos de experiência e estudos de casos, sendo necessários foco nas linhas de pesquisa: Direito e Estado; Direito das Relações Sociais; Direito Processual e Gestão de Conflitos; Filosofia do Direito.

Os interessados em integrar a edição 2020, deverão enviar as produções acadêmicas para o e-mail: revista@oabpiaui.org.br até o dia 30/10/2018 e devem obedecer às regras descritas no Edital e os critérios de relevância científica e contribuição para a comunidade acadêmica. A partir do envio, os artigos recebidos serão avaliados e selecionados pelo Conselho Editorial. Os selecionados que não forem publicados na edição imediata, poderão ser publicados na edição subsequente.

Confira o Edital