Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião da OAB na SEMCASPI

Data e Hora: 04/12/2019 17:12:42

Na manhã desta quarta-feira (4), a Ordem dos advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência (CDPD), realizou reunião com o Secretário Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Samuel Silveira. Estiveram em pauta a sonorização dos terminais e plataformas de ônibus, capacitação dos funcionários do transporte de Teresina para lidarem com a inclusão das pessoas deficientes e acessibilidade nas calçadas da capital.

Durante a reunião, o Presidente da CDPD, Joaquim Santana, destacou que as pautas são fundamentais para a facilitar a vida dos deficientes visuais.

“Na reunião reafirmamos a cobrança que já fazemos há muito tempo: a sonorização dos terminais e dos ônibus. Entendemos não ser suficiente somente nas plataformas, mas também que tenha comunicação em cada ônibus, para facilitar a vida das pessoas com deficiência visual. Além disso, cobramos a presença dos representantes das empresas do Consórcio Theresina nas reuniões, para propormos a capacitação dos funcionários para lidarem com a inclusão das pessoas com deficiência. Também cobramos o Município de Teresina sobre as calçadas e na reunião, descobrimos que a SEMPLAN já tem um projeto sobre isso e que discutirão conosco”.

Ainda segundo o Presidente da CDPD, Joaquim Santana, também foi manifestado o descontentamento pelas ausências das presenças dos gestores das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUS) e diante disso, o Secretário da SEMCASPI se comprometeu em convidá-los a próxima reunião.

“A reunião foi importante, pois abordamos assuntos sobre a pauta de pessoas com deficiência, algumas leis, por exemplo a das calçadas, que está com um projeto novo de mudança. Em janeiro, teremos uma nova reunião para discutirmos tais temas. É sempre importante debatermos em conjunto para sabermos onde e como melhorar”, avaliou o membro da CDPD, Guilherme Alexandre.

A reunião busca o compromisso de proporcionar melhorias na acessibilidade da capital. Para o representante do Conselho Municipal de Teresina, Atenilton Marques, diante da pauta o objetivo é buscar o compromisso das instituições. “Diante da pauta da acessibilidade nos transportes coletivos e nos terminais de integração, estamos buscando melhorias. Assim como nas calçadas de Teresina, que estão nos deixando preocupados. Esperamos que os nossos objetivos sejam atendidos, já que estamos com a OAB, que é uma instituição de credibilidade. Acredito que com o empenho e compromisso de todos teremos resultados satisfatórios”, disse.

Segundo a arquiteta da STRANS, Sara Oliveira, a reunião foi importante para discutir a acessibilidade e melhorias aos usuários. “É uma reunião relevante para discutirmos a acessibilidade, no que se refere aos terminais e estações, que são responsabilidades da STRANS. Essas são questões que precisamos ter uma maior atenção para resolvermos essas limitações que já existem a bastante tempo. Temos que nos reunir mesmo, para poder tentar resolver e minimizar os problemas e favorecer não só as pessoas que tem dificuldade na mobilidade, mas também o usuário em geral”, frisou.

Para a Secretária Executiva do CONAD, Deuselena Andrade, a legislação deve ser respeitada.  “Não podemos deixar que a acessibilidade fique só no papel, que a legislação fique apenas na gaveta. Para acessibilidade deve ser alcançada em sua plenitude são necessárias modificações voltadas para as necessidades das pessoas com deficiência.