“Ser aprovada na OAB-PI é um sonho realizado”: aprovadas no Exame de Ordem possuem trajetória de dificuldades e revelam planos para advogar

13 de janeiro de 2022 às 18:24h

Natural de São José dos Basílio, cidade do interior do Maranhão, Keylla Vieira decidiu estudar o Ensino Médio em Teresina, época em que escolheu fazer vestibular para Direito. Durante a graduação, continuaram os desafios, como morar longe dos pais, acostumar-se com a rotina de estudos, morar em uma cidade distante e lidar com a própria escolha do curso. “Mas sou uma pessoa decidida. Eu sabia que o Direito me faria feliz”.

“Sempre tive mais afinidade com as disciplinas de Humanas, gostava de debates com assuntos sobre justiça, sociedade e leis”. Recém-aprovada na prova prático-profissional (2ª fase) do XXXIII Exame de Ordem Unificado, a acadêmica do 9° período afirma que sua aprovação foi um sonho realizado.

Através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa ao qual Keylla é grata por possibilitar mais acesso de estudantes ao curso superior, a acadêmica segue rumo à conclusão da graduação, adquirindo, ainda, experiência com estágio que envolve a promotoria de enfrentamento à violência doméstica e a promotoria da Fazenda Pública.

Para o futuro, Keylla Vieira pretende se especializar nas áreas de Direito Criminal e Direito Previdenciário, assim como iniciar os estudos para o Mestrado. Planos em comum com a também recém-aprovada Isabela Jansen.

Diferente de Keylla Vieira, Isabela Jansen não teve que conviver com a distância da família, mas ela pontua que foram diversas as dificuldades enfrentadas, entre elas as “noites intermináveis de estudos, assim como finais de semana, somado ainda ao medo e à angústia”. Ter sido aprovada além de ser a concretização de um objetivo, é uma dose de esperança para um futuro melhor.

Depois de um sonho realizado, Isabela Jansen já começa a pensar nos próximos passos e acredita que eles estão no trabalho de garantir os direitos humanos fundamentais e da preservação da dignidade. “Durante o ensino médio, meu ideal de justiça foi lapidado, desde então isso alimenta minha alma, meus sonhos. Posso dizer que cada pedacinho dessa história valeu a pena. Vivi uma trajetória muito árdua para chegar até aqui, mas, tudo, absolutamente tudo, valeu a pena”, finalizou.

GRATIDÃO
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, orgulha-se de receber histórias e talentos como os de Isabela e Keylla. O compromisso com a Jovem Advocacia é algo que a gestão presidida por Celso Barros abraça com entusiasmo e gratidão.