Palestra Magna com Ex-Ministro do STF, Ayres Britto, encerra segundo dia da Conferência Estadual da Advocacia do Piauí

25 de agosto de 2021 às 20:39h

O Ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, ministrou, nesta quarta-feira (25), a Palestra Magna de encerramento do ciclo de painéis da Conferência Estadual da Advocacia do Piauí. Em formato híbrido, o evento foi acompanhado por centenas de pessoas, que puderam participar das palestras de forma presencial e também pelo canal oficial da OAB Piauí no Youtube. Presencialmente, o evento cumpriu com todos os protocolos de segurança sanitária estabelecidos pelos órgãos de saúde no combate a covid-19.

Conduzindo a mesa de encerramento, o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, parabenizou o Carlos Ayres Britto, assim como a realização da Conferência. “É gratificante proporcionarmos um evento tão relevante e valoroso como esse para os Advogados e Advogadas do nosso Estado. Ao longo desses dois dias, reunimos renomados palestrantes do âmbito nacional e local, com o intuito de disseminar, não apenas o conhecimento jurídico, mas experiências profissionais que enriquecem ainda mais as carreiras dos profissionais”, destacou.

Externando a felicidade e o orgulho da realização do evento, o Coordenador da Conferência, Thiago Carcará, frisou o valor do conhecimento para a formação e a qualificação dos profissionais. “Apesar da pandemia, levantamos bandeiras em defesa da Advocacia e da sociedade. Realizamos inúmeros centros de debate, difundindo os mais atuais e importantes conhecimentos jurídicos. E é com essa Conferência Estadual da Advocacia do Piauí que continuamos levando o conhecimento para promover a qualificação profissional necessária. Estou muito feliz com os esforços de todos os envolvidos, sobretudo com o resultado desse evento para o cenário jurídico piauiense”, enalteceu.

O Ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, agradeceu a receptividade da organização do evento e palestrou sobre “Indissociável parelha temática: Constituição e Democracia”.

“Agradeço ao Presidente Celso Barros Neto por essa tão carinhosa e respeitosa saudação. Pretendo comparecer pessoalmente ao estado do Piauí, mais de perto Teresina. Hoje, confirmei o meu propósito de tecer algumas considerações sobre esse vínculo umbilical entre a Constituição e a democracia”, disse.

O palestrante destaca ainda que a democracia é o eixo da Constituição Federal e, por consequência, do sistema jurídico brasileiro. “A Constituição e Democracia são temas indissociáveis. No plano formal, a Constituição é a própria condição de possibilidade do Direito brasileiro com o sistema, assim com a democracia”, pontuou.

Confira o evento aqui: https://www.youtube.com/watch?v=KzDMKFcqfp8&t=28s

O evento reuniu ainda sete painéis que debateram as seguintes temáticas: “Os novos rumos para a publicidade na Advocacia”; “Reflexos da pandemia nas instituições e suas consequências para a Advocacia”; “O papel do CNMP para a Justiça e a Advocacia”; “Educação jurídica e a consensualidade na gestão dos conflitos”; “Feminismo e Mulheres no sistema OAB”; “A importância da fase de mapeamento e diagnóstico para a adequação a LGPD” e “A garantia das Prerrogativas no contexto pandêmico”.

Os painéis foram conduzidos pela Conselheira Federal da OAB por Alagoas, Fernanda Marinela; pelo Presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Alexandre Ogusuku; pelo Advogado e Professor Nelson Juliano; pelo Doutor em Direito Sérgio Braga; pela Vice-Presidente do Instituto dos Advogados do Ceará, Ana Paula Araújo; pela Advogada e Professora Zélia Prates; além do CEO da RM Digital Consulting, Rodrigo Marques.

O evento segue até sexta-feira (27), com a realização de cinco minicursos que abordarão sobre “Cálculo Previdenciário”, “Cálculo Previdenciário”, “Petição Inicial”, “LGPD na Advocacia” e “Marketing Jurídico Digital”. Os participantes da Conferência serão certificados pela Escola Superior da Advocacia do Piauí (ESA Piauí) em 25 horas/aula.