Ordem dos Advogados do Brasil - Piauí

24 de Abril de 2014

Notícias

OAB-PI e Ministério Público irão buscar parceria da Polícia Federal para combater crimes eleitorais

17 de Julho de 2012

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Piauí – e o Ministério Público Estadual irão buscar o apoio da Polícia Federal (PF) para fortalecer a fiscalização, coibir abusos e crimes eleitorais praticados por candidatos que disputam as eleições municipais 2012. A ação foi definida nesta terça-feira (17), após reunião na sede da Ordem que tratou sobre as ações do Comitê Estadual de Combate à Corrupção Eleitoral.

Estiveram presentes na reunião o promotor de Justiça, Fernando Santos; o representante da Cáritas, Adonias de Moura Rodrigues; e os advogados eleitorais, Luciê Viana e Daniel Oliveira. A finalidade da parceria com a Polícia Federal é permitir maior agilidade na apuração das denúncias.

“Nossa intenção é que, ao receber a denúncia, o Comitê encaminhe ofício à Polícia Federal e o flagrante seja efetuado. Tudo bem rápido”, explica o advogado eleitoral Daniel Oliveira. Uma reunião será agendada com o superintendente da PF para que a parceria seja formalizada.

Questões relativas às ações do Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral também foram debatidas durante o encontro. A intenção é aumentar o trabalho de divulgação para que a população tome conhecimento do canal de denúncias. O Comitê disponibiliza o Disque Denúncia (86) 2107.5841 e e-mail (eleicoes2012@oabpiaui.org.br) para que a população denuncie os atos de corrupção eleitoral.

Diante da necessidade de maior divulgação, o Comitê optou por realizá-la através de inserções nas redes sociais e panfletagem de caráter informativo. Ficaram acertadas ainda a organização de escala de plantonistas para atender a população com maior eficácia e envolvimento das Subseções da OAB-PI ao processo de coleta de denúncias.

Sobre as parcerias a serem feitas, o advogado Daniel Oliveira destacou a importância da participação da sociedade civil organizada e dos estudantes. Uma nova reunião foi marcada para o dia 2 de agosto para gerenciamento das ações tomadas.