OAB Piauí realiza IV Seminário de Liberdade Religiosa com presença virtual de grandes especialistas da área

28 de junho de 2021 às 8:48h

Capacitação para Advocacia e sociedade piauiense. Nesta sexta-feira (25), a OAB Piauí promoveu o IV Seminário de Liberdade Religiosa, que ocorreu de forma virtual, sendo transmitido pelo canal oficial da Seccional no Youtube. A mesa de abertura foi conduzida pela Secretária Adjunta da Comissão de Liberdade Religiosa (CLR) e Coordenadora do evento, Jamylle Torres, que saudou os presentes e ressaltou a satisfação em colaborar na realização de ações de capacitação.

“Por meio desta Comissão, defendemos a mãe de todas as liberdades: a liberdade religiosa. E é com muita alegria que realizamos o nosso IV Seminário de Liberdade Religiosa. Agradecemos a Diretoria da OAB Piauí, na pessoa do Presidente Celso Barros Coelho Neto, por apoiar os nossos projetos, assim como aos organizadores e membros da Comissão pelo empenho, dedicação na realização desse seminário que debateu temas tão relevantes”, disse.

Na ocasião, o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, pontuou a importância do Seminário para os estudantes, para a Advocacia e para a sociedade em geral. “O Seminário de Liberdade Religiosa já está entrando em tradição no Piauí e, agora, com o rompimento das barreias, por meio do virtual, todos nós podemos assistir de qualquer lugar. Quero parabenizar e agradecer a coordenação, aos participantes e aos convidados que estiveram aqui durante todo esse momento nos brindando com as suas palavras, que nos motivam à seguir com fé e com esperança em dias melhores”, destacou.

A Secretária da CLR, Priscylla Lustosa, leu o relatório de atuação da Comissão durante a pandemia. “Iniciamos um árduo trabalho em março de 2020, quando enviamos ofício pela adequação de Decreto Municipal, no que tangia a liberdade de cultos religiosos, o que foi prontamente acatado. Desde então, realizamos reunião com o Governador do Estado, programas de TVs e rádio, emitimos parecer técnico, participamos de debates, realizamos o III Seminário e produzimos nota de repúdio. Atuamos para que não houvesse violações ao Direito, sem ignorar a gravidade da situação da pandemia. Seguimos sem medir esforços na defesa da liberdade religiosa”, enalteceu.

Externado a missão da Comissão, o Presidente da Comissão, Cândido Alexandrino, frisou a relevância da realização do Seminário. “O evento foi desenhado com muito carinho, desejamos a todos que acompanharam esse evento sintam-se honrados com tudo o que foi feito para vocês, que foi uma contribuição simples, mas bem trabalhada para que possamos destacar a importância do crer. Gratidão aos presentes”, disse.

Também presente na Mesa de Abertura, o Diretor Financeiro da Caixa de Assistência da Advocacia Piauiense (CAAPI), Josélio Sávio, que também é membro da Comissão, falou sobre a postura da Comissão e agradeceu o empenho dos integrantes. “Nunca se houve tanta necessidade da atuação dessa comissão, como foi nos tempos de pandemia. Essa Comissão tem combatido todos os abusos contra a liberdade religiosa e esse seminário vem para somar com mais conteúdo sobre um tema tão relevante para a sociedade, que é aguardado todos os anos pela sua relevância”, pontuou.

O evento contou com duas palestras, que tiveram como ministrantes, o Bacharel em Teologia, professor e Advogado, Glauco Barreira, falando sobre o “Livre exercício de Culto e a Pandemia do Coronavírus”; e o escritor, Advogado e professor, Thiago Rafael Vieira, explanando sobre “Pedido de audiência à Comissão temática de CIDH- EOA. As Possíveis Restrições à Liberdade de Religiosa”.

Em seguida, o Seminário contou com uma Roda de Conversa com o tema “Reflexos da Pandemia na Liberdade Religiosa”. A mesa foi conduzida pelo Presidente da CLR, Cândido Alexandrino, e contou exposições da Neuropsicóloga, Nennya Cunha, do médico Nefrologista, Andrey Lima, e da professora efetiva da UFPI e Advogada, Cristiane Pinheiro. A debatedora no espaço foi a Advogada Cintia Sá.

Integraram o evento, o Diretor- Tesoureiro da OAB Piauí, Einstein Sepúlveda; o Diretor-Geral da ESA Piauí, Aurélio Lobão; o Vice-Presidente da CLR, Alexandre Ramos; o Sínodo da Igreja Presbiteriana, Emerson Simal; o Advogado e Vereador de Teresina, Ismael Silva; além de Advogados, Advogadas e estudantes de Direito.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba