OAB Piauí realiza I Jornada da Pessoa Idosa com sucesso de público

4 de novembro de 2019 às 9:55h

Nesta quarta-feira (30), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa (CDPI), realizou a I Jornada Multidisciplinar da Pessoa Idosa. O evento contou com a presença de renomados palestrantes que abordaram temas como o direito da pessoa idosa, a inclusão da pessoa idosa no crescimento populacional, assim como o envelhecimento saudável.

Dando início ao evento, o Diretor-Tesoureiro da OAB Piauí, Einstein Sepúlveda, ressaltou a relevância da I Jornada. “Nesse evento multidisciplinar veremos todas as facetas do Direito serem abordadas e isso é extremamente positivo. O direito do idoso é uma garantia, é uma realidade e deve ser materializado como está fazendo a Comissão por meio deste relevante evento. Quero agradecer a toda Comissão do Direto da Pessoa Idosa por essa iniciativa salutar que tem como propósito a promoção da paz e da justiça social”, frisou.

Para a Presidente da CDPI, Jória Batista, a I Jornada cumpriu o papel de promover o debate com a sociedade sobre o direito da pessoa idosa. “Para nossa comissão é gratificante preparar um evento como esse. O objetivo sempre foi levar informação para as pessoas idosas e para a sociedade de modo geral. Todas as palestras realizadas trabalharam essa perspectiva de pensar o futuro da pessoa idosa no presente e, assim, apontar melhorias, além de políticas voltadas para a cidadania e integração das pessoas idosas junto à sociedade. Agradecemos a presença de todos, em especial, ao grande número de idosos”, destacou.

Representando as instituições do Poder Público que prestam assistência junto ao Idoso, a Defensora Pública Titular do Núcleo da Pessoa Idosa, Sarah Vieira Lages, destacou a atuação em rede como forma de resguardar os direitos da Pessoa Idosa. “A Defensoria Pública não poderia deixar de participar desse grandioso evento. No dia a dia é necessário trabalhar em rede para além do âmbito jurídico. Precisamos da assistência social, de conhecimento em medicina e das demais áreas, então, é muito importante esse diálogo multidisciplinar para que os direitos dos idosos sejam respeitados,” pontuou.

A primeira palestra da tarde trabalhou a temática sobre a pessoa idosa no mercado de trabalho e foi ministrada pela Presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB Piauí, Heloísa Hommerding. A prevenção do suicídio também foi uma das temáticas abordadas sendo proferida pela enfermeira, Cidianna Melo. A médica Joseanne Teixeira falou sobre o envelhecimento saudável. E para finalizar, a advogada e Professora de Direito da UFPI, Cláudia Paranaguá, falou sobre alienação parental.

Também fizeram parte da mesa de honra, a Presidente da Comissão de Diretos dos Animais, Juliana Paz; a Conselheira Seccional da OAB Piauí, Noélia Sampaio; o representante do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Danyllo Barbosa; e a Procuradora-Chefe do Ministério Público, Maria Elena Rego.