OAB Piauí passa a integrar o Comitê Estadual de Gestão de Crise no combate ao COVID-19

25 de março de 2020 às 16:25h

O momento é de quarententa, mas as ações da OAB Piauí não param. Em mais uma força de trabalho, o Presidente e a Vice-Presidente da Seccional Piauí, Celso Barros Coelho Neto, e Alynne Patrício, respectivamente; além do Presidente da Comissão de Direito da Saúde, Williams Cardec, estiveram reunidos com o Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, por meio de uma videoconferência. O Superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade, Alderico Tavares, também integrou a reunião.

Ocorrida na manhã desta quarta-feira (25), a reunião virtual tratou de medidas preventivas frente à pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Pautas como combate ao Coronavírus, plano de contingência, informações sobre a importância do isolamento e proteção aos profissionais da saúde foram alguns dos temas abordados em reunião.

Preocupado com o momento enfrentado pelos cidadãos, o Presidente da Seccional Piauí, Celso Barros Neto, ressaltou a importância da instituição participar do Comitê Estadual de Gestão de Crise e reforçou os trabalhos que a Seccional vem desempenhando em combate e prevenção ao COVID-19.

“Apesar de estarmos em isolamento social, o nosso trabalho não pode recuar. Essa reunião vem para mostrar o quanto estamos engajados na luta pelo combate do novo coronavírus. Aproveitamos o momento para nos inserirmos nas discussões que vem sendo debatidas pelo Comitê Estadual de Gestão de Crise. A OAB, como entidade que zela pelos direitos dos cidadãos e que trata de temas relacionados à vida de cada um deles, tem a plena convicção da sua forte e célere atuação para contribuir com os temas. Esperamos somar, cada vez mais, esforços para combater essa pandemia e minimizar os impactos causados aqui em nosso Estado”, declarou o Presidente Celso Barros Coelho Neto.

Celso Barros Neto ressaltou ainda os trabalhos sociais que vem sendo desempenhados pela Seccional frente à crise causada pelo coronavírus. “Compreendemos que a pandemia do coronavírus tem gerado prejuízos à nossa sociedade. Exemplo disso é a diminuição de bolsas de sangue do HEMOPI. Por isso, encampamos uma campanha para incentivar as doações voluntárias e salvar vidas. Essa campanha acontece com 16 Conselhos de Classe do Piauí”, explanou.

A Vice-Presidente da OAB Piauí, Alynne Patrício, frisou que ações como essa fortalecem as parcerias em prol da sociedade piauiense. “Nós da OAB Piauí, estamos atuando de forma efetiva para garantir os direitos dos nossos colegas advogados e advogadas, bem como da sociedade. Por isso a importância de estabelecermos esse diálogo franco com a Secretaria Estadual de Saúde para contribuirmos com os temas que visam combater uma disseminação ainda maior da pandemia do coronavírus”, destacou.

Williams Cardec, Presidente da Comissão de Direito da Saúde, reforçou que o momento é de união para definir estratégias ágeis contra o COVID-19. “É de extrema importância reunirmos os nossos trabalhos para criarmos ações efetivas que busquem bloquear uma proliferação maior do coronavírus. Essa reunião aconteceu para que pudéssemos entender a linha de atuação da Secretaria Estadual de Saúde e levarmos as demandas da advocacia e da sociedade piauiense, bem como dos profissionais de saúde que se encontram na linha de frente do combate. A reunião foi muito produtiva e estaremos sempre alinhados para promovermos as melhores estratégias”, disse.

O Secretário Florentino Neto se colocou à disposição para disponibilizar informações sobre a situação no Estado, acatou o pedido da OAB de fazer parte do Comitê e se dispôs a realizar, semanalmente, reuniões com os representantes da Seccional Piauí. “Ficamos muito felizes com esse encontro virtual para podermos alinhar e manter esse amplo diálogo na busca pelo combate ao coronavírus em nosso Estado. De já, posso informar que a OAB Piauí, juntamente com o Conselho Regional de Medicina, integrará o Comitê Estadual de Gestão de Crise para somar esforços”, destacou.

Florentino Neto falou ainda sobre uma portaria publicada pelo Ministério da Saúde, na qual estabelece a destinação de um total de R$ 9.198.00,00 (nove milhões, cento e noventa e oito mil) para o Piauí e que deverá ser distribuído entre os municípios e a Secretaria Estadual de Saúde no combate ao coronavírus.