OAB Piauí participa de reunião que trata melhorias no Teste do Pezinho no Piauí

10 de dezembro de 2019 às 19:14h

Nesta terça-feira (10), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da Comissão de Direito da Saúde (CDS), participou da reunião da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador do Piauí. Realizada no auditório do Centro de Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), a reunião tratou de melhorias na sistematização dos exames do teste do pezinho no Estado.

“Durante a reunião percebemos os avanços quanto ao novo sistema para a realização do teste do pezinho no Piauí. Essa política foi implementada pela nova administração da Secretaria da Saúde e está surtindo um grande efeito, pois sabemos o quanto é importante a realização do teste nos primeiros dias de vida do bebê. Várias doenças podem ser previamente diagnosticadas e, portanto, esse controle, de fato, deve se rígido. As discussões em torno dessa temática são extremamente relevantes”, explicou a integrante da CDS da OAB Piauí, Luiza Maria de Castro.

O Teste do Pezinho

Teste do Pezinho é o nome popular para o Programa Nacional de Triagem Neonatal Biológica, que é o maior programa de saúde pública ligado à genética no mundo. O teste é uma das principais formas de diagnosticar doenças genéticas e hereditárias que, quanto mais cedo forem identificadas, melhores são as chances de tratamento. Por meio do procedimento é possível obter diagnóstico prévio de fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba