OAB Piauí e Governo do Estado assinam Termo de Cooperação Técnica para promoção de Curso de Políticas de Prevenção às Drogas

17 de fevereiro de 2020 às 16:44h

Na manhã desta segunda-feira (17), o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Celso Barros Coelho Neto, assinou o Termo de Cooperação Técnica referente ao projeto “Curso de Políticas de Prevenção às Drogas”. O projeto busca promover um curso de políticas públicas praticadas na área da prevenção às drogas nos Municípios do Estado do Piauí.

O acordo foi firmado entre o Governo do Estado do Piauí, por meio da Coordenadoria de Enfrentamento as Drogas; da Superintendência de Polícia Rodoviária Federal do Piauí (SPRF); da Secretaria de Segurança Pública (SSP/PI); da Superintendência de Polícia Federal do Estado do Piauí (DPF/PI); do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (CEPD/PI); da Federação Nacional de Comunidades Terapêuticas (FENACT); e da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC).

O principal objetivo é atuar na orientação e na formação de atores sociais nas áreas de educação, saúde, segurança, assistência social, conselhos municipais e profissionais que atuam na proteção dos direitos da criança e do adolescente e demais áreas afins.

O Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, ressaltou a importância de iniciativas como essa que visam o bem social. “Estamos firmando essa parceria, pois acreditamos que investir em políticas públicas é uma forma de levar cidadania para as pessoas. A sociedade padece com os malefícios causados pelas drogas e queremos promover um País promissor com paz e estabilidade nas relações humanas”, pontuou o Celso Barros Neto.

Em sua fala, o Governador Wellington Dias destacou que está animado com o ato. “É um plano para trabalhar de forma integrada a prevenção, que é possível sim. Queremos que essas pessoas que serão capacitadas sejam multiplicadores e com isso evitar cada vez mais que alguém se torne dependente da droga. Dos crimes praticados no Piauí, cerca de 60% tem ligação com a droga, portanto a prevenção e tratamento permitem a diminuição da criminalidade também”, atentou o governador.

“Essa parceria é de grande relevância e significado para a formação de multiplicadores na rede de atendimento às pessoas que fazem uso de substâncias entorpecentes lícitas e ilícitas. A maioria dos municípios do Estado não têm uma rede estruturada de forma adequada, então, a OAB-PI , junto com todos esses parceiros, quer a mesma coisa: levar informação de como se deve agir e proceder diante dessa grande mazela social que é a questão das drogas, do tráfico e da dependência química”, afirmou a Presidente da Comissão Silvânia Leal.

Prestigiaram a solenidade, além dos representantes das instituições parceiras no projeto, a Vice-Governadora do Piauí, Regina Sousa; o Secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu; a Vice-Presidente e o Secretário da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas da OAB Piauí, Agda Maria e Sâmio Falcão, respectivamente