Novos advogados e advogadas recebem a carteira profissional da OAB

6 de dezembro de 2019 às 14:53h

Em solenidade realizada na Sala do Conselho, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, entregou 13 carteiras aos mais novos advogados e advogadas, na tarde dessa quinta-feira (05). A solenidade foi conduzida pelo Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, e a mesa de honra foi composta por diretores da ESA Piauí, CAAPI, Conselho Jovem, representantes das Comissões Temáticas, Conselheiros Seccionais e Ouvidoria da entidade.

Abrindo a solenidade, o Presidente Celso Barros Coelho Neto, parabenizou os novos compromissandos, ao tempo em que desejou sucesso profissional ao longo das carreiras. “É uma satisfação estar aqui entregando a carteira profissional a vocês, jovens advogados brasileiros, um dos maiores símbolos da nossa profissão. Procurem sempre ser pautados na ética profissional, atuando na defesa dos direitos dos seus constituintes, de forma célere e honrosa. Integrem os quadros da nossa Casa e nos ajudem a continuar construindo uma entidade forte e aguerrida”, salientou o Presidente.

O compromisso teve como juramentista a advogada Luara da Fonseca Barros que, acompanhada pelos demais advogados e advogadas, prestou o compromisso legal, prometendo honrar a Advocacia.

Saudando os compromissandos, a Ouvidora-Geral e Conselheira Seccional da OAB Piauí, Élida Fabrícia Franklin, ressaltou a importância da profissão para o fortalecimento da entidade, sobretudo, para a sociedade. “Hoje é um dia muito especial, não só na vida de vocês, como para as famílias que hoje aqui celebram essa valiosa conquista. A partir de hoje, vocês passam a ser mais do que importantes. A partir do compromisso prestado aqui, perante o Presidente do Conselho da Seccional, vocês passam a ser indispensáveis”, frisou.

Em seguida, o Presidente da Comissão dos Direitos do Consumidor, José Augusto, ressaltou que o momento é de comemoração e união. “Recebam essa carteira como se estivem recebendo um escudo da integridade. Honrem a profissão e a Casa da Cidadania, contribuindo com as ações que aqui são desenvolvidas diariamente”, disse.

Falando sobre a importância da qualificação profissional, o Diretor-Geral da ESA Piauí, Aurélio Lobão, explanou a missão da Escola de articular trabalhos que visam o aperfeiçoamento dos advogados e advogadas, além de estudantes de Direito. “Hoje é o início de uma grande e árdua jornada. Por isso, busquem sempre se qualificar para almejar um lugar de destaque no mercado de trabalho. Nós estamos aqui para auxiliar a carreira de cada um de vocês, por meio de cursos, pós-graduações, workshops, debates, dentre outras ações”, destacou.

O Secretário-Geral da CAAPI, Ian Samitrius, aproveitou a oportunidade para falar dos serviços e benefícios ofertados pela Caixa, desde o plano de saúde à Pousada dos Advogados, localizada no Litoral do Estado.

Por fim, o Conselheiro Federal da OAB Thiago Carcará afirmou que “nos tempos austeros de hoje precisamos ser defensores da advocacia piauiense. Junto às carteiras profissionais que vocês recebem hoje está o manual das prerrogativas e símbolos que podem ser considerados procedimentos formais ou ritualísticos como o broche, mas que representam uma instituição que possui muita credibilidade entre a população brasileira”.

A mesa de honra foi composta ainda pela Conselheira Seccional da OAB Piauí Cheyla Ponce; pela Diretora-Tesoureira do CEJA, Carolina Sá; e pelo membro da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Manoel Andrade.