#NovaComissão: OAB Piauí empossa Diretoria da Comissão Especial de Igualdade Racial

11 de maio de 2021 às 16:27h

Em solenidade realizada nesta terça-feira (11), o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, empossou a Diretoria da Comissão Especial de Igualdade Racial. A Comissão é composta pelos Advogados João Alves de Macedo Neto (Presidente) e Maurício Gomes da Costa (Secretário-Geral) e pelas Advogadas Letícia Tobler Silva (Vice-Presidente) e Eliane Maria de Sousa (Secretária-Adjunta).

Conduzindo a Solenidade, Celso Barros Coelho Neto destacou a relevância da Comissão e a missão junto à sociedade. “Essa Comissão é, sem dúvidas, parte resultante de toda a discussão e mudança que o Sistema OAB está vivenciando, inclusive, com a aprovação no percentual de 30% nas eleições da OAB. Desejo que os mais novos integrantes dessa importante Comissão atuem com afinco e entusiasmo, fazendo o melhor em prol da igualdade e trazendo impactos positivos tanto para dentro da OAB quando para toda a sociedade”, disse.

“A partir desse ano, as cotas na Diretoria da OAB serão de 30% para Advogados (as) negros e a nossa primeira missão é fazer um Censo para ter a noção da quantidade de Advogados (as) negros (as) que temos, um número que não temos, não somente do Piauí, mas também em outros estados brasileiros. Espero que vocês atuem grandiosamente nessa Comissão que tem uma pauta importante para todos nós. Contem comigo”, pontuou a Vice-Presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade, Isabella Paranaguá.

Agradecendo a oportunidade e falando da relevância da Comissão para a sociedade, o novo Presidente, João Alves de Macedo, destacou que “a importância desta Comissão para a sociedade é promover e garantir a efetivação da igualdade de todos, independentemente da cor. Nossa perspectiva é coibir a discriminação e promover a igualdade racial, por isso, fico muito honrado em fazer parte dessa história”, ressaltou.

Em seguida, a Vice-Presidente da Comissão, Letícia Tobler Silva, agradeceu o convite e falou da necessidade de ações em volta do tema. “Como estudiosa dos direitos humanos, tenho, com a Comissão, a oportunidade de colocar na prática tudo aquilo que estudei para criar um canal com os demais Advogados(as) e tentar criar uma comunicação com as comunidades facilitando a democratização”, disse.

Maurício Gomes da Costa, Secretário-Geral da Comissão, também destacou as contribuições de todos(as) e falou sobre o que pretende fazer como novo membro da Comissão. “Poder fazer uso do meu conhecimento em uma instituição de credibilidade como a OAB me deixa muito feliz. É parte da realização de um sonho, levar minha voz para quem precisa.”, enfatizou.

Também agradecendo a oportunidade, a nova Secretária-Adjunta, Eliane de Sousa, pontuou que não hesitou em aceitar o convite. “Eu disse sim de imediato porque recebi como parte do meu propósito como Advogada, mulher negra, que atua há seis anos na área. Essa é a minha luta diária e, assim, posso mostrar para a sociedade que a minha cor não me define”, frisou.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba