NOTA DE REPÚDIO – Violação das Prerrogativas da Advocacia

11 de julho de 2020 às 14:57h

A Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados (CDPA) da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí, vem a público manifestar repúdio de forma veemente aos comentários realizados no vídeo produzido pelo senhor José Genival de Sousa, Ex-Secretário de Saúde da cidade de Geminiano-PI, tal como os comentários do senhor Caio Antônio Veloso, que desrespeitam o exercício da Advocacia e questionam a competência das Advogadas Arlete de Moura Araújo, Mayara de Moura Martins Neiva e Ravena Maria Bezerra Vieira de Araújo, violando a prerrogativa de livre exercício profissional das Advogadas e atingindo toda a classe.

Na oportunidade, o vídeo produzido pelo ex-Secretário deprecia à atuação profissional da Advogada Mayara Martins ao afirmar que os vereadores deveriam se informar melhor com outra assessoria jurídica, insinuando que a Advogada estaria apenas fazendo politicagem.

O tratamento dado no vídeo à Advogada, bem como, a postagem do Sr. Caio Antônio Veloso em um grupo de WhatsApp intitulado de “180Graus-Geminiano” no qual expõe a imagem das causídicas e questiona a seriedade da atuação profissional dessas, manifesta uma visão preconceituosa e equivocada da Advocacia, cujo mister é o de preservar as garantias constitucionais.

O Advogado(a) é indispensável à Administração da Justiça (art. 133, CF), por servir como escudo dos direitos e garantias fundamentais, prestando serviço público e exercendo função social. Desse modo, ao menosprezar o trabalho e a competência das advogadas, os referidos senhores ferem não só a Advocacia, mas também todo o sistema de justiça.

Ao reiterar sua firme postura em defesa das prerrogativas profissionais, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí repudia condutas como as mencionadas, ao mesmo tempo em que afirma que adotará as providências pertinentes.

Por fim, a Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados da OAB/PI se solidariza com as Advogadas Mayara de Moura Martins Neiva, Arlete de Moura Araújo e Ravena Maria Bezerra Vieira de Araújo e estará sempre atenta e vigilante para combater semelhantes práticas de violação das prerrogativas profissionais dos Advogados.

CELSO BARROS COELHO NETO

Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí