NOTA DE PESAR – Padre Raimundo José Ayrimoraes Soares

8 de novembro de 2020 às 12:31h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do Padre Raimundo José Ayrimoraes Soares, nesse sábado (07/11). O Padre faleceu após complicações de saúde, debilitada há alguns meses.

Natural de São Pedro do Piauí, o Padre tinha 87 anos e estava afastado das suas funções eclesiais. Irmão do Membro Honorário Vitalício da OAB Piauí e Ex-Conselheiro Federal, João Pedro Ayrimoraes Soares, o Padre exercia, além da vocação sacerdotal, o magistério, onde lecionou na UFPI, Faculdade Católica de Filosofia do Piauí e no Seminário Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus. Cultíssimo, deixou uma das maiores bibliotecas do Estado e era membro da Academia Piauiense de Letras cadeira nº 20.

Sacerdote e professor emérito, formou-se em Filosofia pelo Seminário Maior de Olinda (PE) e foi Diplomado em Filosofia pela Academia Romana de Santo Tomás (Itália). Bacharel e licenciado (Mestrado) em Sagrada Escritura, pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, Itália. Também possuía Mestrado em Teologia, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, e Doutorado (PhD) em Teologia Pastoral, pela Universidade de Montreal (Canadá).

“Padre Raimundo José era um poliglota, tinha uma grande bagagem cultural. Então, era um dos grandes nomes do Estado do Piauí. Tinha uma vida humilde, não gostava de vaidade. O Piauí está de luto. O Padre Raimundo José deixa um legado de vida admirável”, disse Reginaldo Miranda, Advogado e Ex-Presidente da Academia Piauiense de Letras do Piauí (APL).

O Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, destaca ainda que “o Piauí perde um grande expoente da cultura, das letras, da religião e um notável ser humano”.

Neste momento de dor e resignação, a OAB Piauí se solidariza com a família e amigos do Padre Raimundo José Ayrimoraes Soares.