Nota de Pesar – Manoel Paulo Nunes

14 de outubro de 2021 às 14:39h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, lamenta profundamente o falecimento do Advogado e membro da Academia Piauiense de Letras (APL), Professor Manoel Paulo Nunes. O escritor faleceu na manhã desta quinta-feira (14) em Teresina, aos 96 anos, por falência múltipla de órgãos.

“Lamentamos profundamente a morte do professor Paulo Nunes, um amigo de longas datas, intelectual brilhante e um piauiense notável. Hoje, a Cultura do Piauí perde um de seus maiores expoentes. É um momento de muita tristeza para nosso estado, para a Ordem dos Advogados do Brasil, seus amigos e familiares”, lamentou o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto.

O sepultamento deve acontecer na tarde desta quinta-feira (14), no cemitério Jardim da Ressureição, zona sudeste de Teresina. Ele deixa quatro filhos, cinco netos e dois bisnetos.

Nesse momento de dor e resignação, a Seccional Piauí se solidariza com a família e amigos de Manoel Paulo Nunes e expressa as mais profundas e sinceras condolências.

Manoel Paulo Nunes

Nascido em Regeneração, em 1925, Paulo Nunes era bacharel em Direito, professor, conferencista, escritor, crítico literário e jornalista. Foi um dos fundadores da Universidade Federal do Piauí. Presidiu a APL de 1992 a 1995. Presidiu também o Conselho Estadual de Educação por vários mandatos.

O escritor também é Ex-secretário de Cultura do Piauí. Foi colaborador assíduo da Imprensa piauiense, tendo trabalhos publicados nos jornais O Dia, Jornal do Piauí, Folha da Manhã, Correio Braziliense e no Jornal de Brasília. Publicou, também, trabalhos nas revistas Clube dos Advogados do Brasil, secção do Piauí, e na Panóplia. Bibliografia. A Geração Perdida, ensaios e notas críticas, 1979; A província Restituída, ensaios e estudos, 1985; O Discurso imperfeito, notas para a história da educação brasileira (1988), e Tradição e Invenção, discursos acadêmicos, 1992.