NOTA DE PESAR – Jurista Paulo Bonavides

30 de outubro de 2020 às 15:07h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do Advogado e Professor e um dos constitucionalistas mais respeitados do país, Paulo Bonavides, aos 95 anos, nessa sexta-feira (30).

Lamentando o falecimento do seu contemporâneo, Celso Barros Coelho, ex-Presidente da OAB Piauí, de 98 anos, lembrou a saudação que fez a Bonavides na Academia Piauiense de Letras Jurídicas, em Teresina: “Paulo Bonavides era um grande mestre. Mestre do Direito Constitucional, da cidadania e constitucionalista da liberdade”.

Paulo Bonavides nasceu em Patos, na Paraíba. Iniciou a carreira no jornalismo e no Direito no Ceará. Em 1950, lecionou sociologia para alunos do ensino médio em Fortaleza. Foi Presidente emérito do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional (IBDC), Presidente de honra do Instituto de Defesa das Instituições Democráticas (IDID) e diretor da Revista Latino-Americana de Estudos Constitucionais. Também foi professor emérito e visitante de universidades do Brasil e do exterior.

Ao longo da sua carreira recebeu diversas premiações, dentre elas, a maior honraria no âmbito do Conselho Federal da OAB, Medalha Rui Barbosa.