III Colégio de Presidentes das Subseções da OAB Piauí: Homenagem e Conferência Magna marcam abertura na cidade de Oeiras

14 de fevereiro de 2020 às 17:10h

Em uma noite histórica, a cidade de Oeiras sediou, nessa quinta-feira (13), a abertura do III Colégio de Presidentes das Subseções da OAB Piauí. A solenidade, que aconteceu no Cine Teatro da Cidade, foi conduzida pelo Presidente da Seccional, Celso Barros Coelho Neto, e reuniu a Diretoria da Seccional, os representantes das 13 Subseções do Estado, Conselheiros Federais e Seccionais, Membro Honorário Vitalício, representantes do Poder Público local, além dezenas de advogados e advogadas, familiares e amigos.

Dando início à solenidade, a Orquestra de Bandolins de Oeiras executou o Hino Nacional, sob regência do Maestro Herberth Vinícius Virgínio de Sousa e Silva.

Em suas palavras, o Presidente Celso Barros Coelho Neto, agradeceu a presença de todos e ressaltou o valor do evento para a advocacia de Oeiras e região.

“Estamos muito felizes em reunir os 13 representantes das Subseções do nosso Estado para debatermos pautas que visam o engrandecimento da nossa instituição e da nossa classe. Oeiras é a cidade berço do Piauí, por isso, a escolha para sediar um evento tão relevante para a Advocacia Piauiense. Agradeço o apoio e a presença de todos que se doam para o Sistema OAB em prol dos ideais que unem todos nós. Não existe cidadania sem a Advocacia, e é por meio da OAB que promovemos uma Democracia mais palpável ao cidadão”, ressaltou o Presidente ao dar início à abertura oficial.

Integrando a programação da solenidade, sete novos advogados e advogadas prestaram o compromisso legal, sob condução da juramentista Keytyane Veras. Os compromissandos  receberam as carteiras profissionais das mãos do Presidente Celso Barros Neto e do Presidente da Subseção de Oeiras, Adriano Dantas.

Em seguida, Celso Barros Coelho Neto foi homenageado pelo Presidente da Subseção, Adriano Dantas, que o parabenizou pelas ações desenvolvidas à frente da Seccional Piauí.

Em seu discurso, Adriano Dantas agradeceu o apoio institucional da OAB Piauí pela realização do evento, sobretudo pela união entre os colegas de profissão. “Quero dizer ao povo desta terra e desta região que recolhem seus valores, suas contribuições e suas lutas que estou extremamente grato com a realização do III Colégio de Presidentes das Subseções da OAB Piauí. Para nós, esse evento possibilitará um amplo diálogo em que poderemos externar os nossos maiores anseios e, sobretudo, aproximar a Seccional da Subseção”, disse.

Como parte da programação do evento, a Vice-Presidente e o Diretor-Tesoureiro da OAB Piauí, Alynne Patrício e Einstein Sepúlveda, respectivamente, ministraram a Conferência Magna intitulada “Nova Lei de Abuso de Autoridade”. A Conferência abordou sobre os crimes de violações de prerrogativas da Advocacia, os principais tipos penais inerentes ao exercício da advocacia, a evolução do regramento legal do abuso de autoridade, dentre outros pontos.

Também compuseram a mesa de honra o Procurador Geral do Município de Oeiras, Alexandre de Deus; o Conselheiro Federal da OAB, Shaymmon Emanoel; o Ex-Presidente e Membro Honorário Vitalício da OBA Piauí, Sigifroi Moreno Filho; o Bispo da Diocese de Oeiras, Dom Edilson de Nobrega; o Ex-Presidente e Membro Honorário Vitalício da Subseção de Oeiras, José Gonzaga Carneiro; o Delegado de Oeiras, Antônio Nilton; os diretores da Subseção de Oeiras Fidelman Fontes (Vice-Presidente); Maria Eliete Oliveira (Secretária-Geral) e Annalice Reia Barroso (Tesoureira); o Presidente do Instituto Histórico de Oeiras, Júnior Viana; e o Pastor da 1ª Igreja Batista de Oeiras, Marcílio Pereira de Barros.

Nesta sexta-feira (14), o evento segue na Câmara Municipal de Oeiras para deliberar pautas relevantes da Advocacia.