I Colégio de Presidentes das Subcomissões da Mulher Advogada delibera importantes pautas para a Advocacia feminina

9 de março de 2020 às 12:01h

Defesa das prerrogativas da mulher advogada, debate sobre as ações das comissões, calendário de eventos e elaboração da Cartilha dos Direitos da Mulher Advogada foram algumas das pautas abordadas no I Colégio de Presidentes das Subcomissões da Mulher Advogada da OAB Piauí. O Colégio aconteceu na sede da OAB Ceará, nesse sábado (13) , e reuniu as representantes das 13 Subseções da OAB Piauí.

Conduzindo os trabalhos, a Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Piauí, Dalva Fernandes, destacou a importância de ter um momento para ouvir todas as demandas de cada região a fim de fortalecer a Advocacia feminina.

“Estamos aqui para saber o que nós podemos melhorar, como podemos contribuir para o fortalecimento da Advocacia feminina em cada Subseção. Estamos juntas para elaborarmos as nossas ações de forma eficiente, sempre ouvindo atentamente sobre a realidade de cada cidade. A nossa luta não acaba aqui, pelo contrário, começa a nascer cada vez mais força a continuar nessa jornada”, disse.

A Conselheira Federal Andreya Lorena explicou sobre os papéis dentro da Ordem e reforçou o pedido de ação para que mais mulheres ocupem espaços, que eram considerados masculinos, a fim de romper com as limitações que são impostas na caminhada da Advocacia.

A Ouvidora-Geral, Élida Fabrícia, explicou que “ a nossa maior função é empoderar mulheres nas Subseções. Precisamos fazer acontecer, esse desejo deve estar vivo dentro de cada uma de nós. Estamos aqui para construir uma nova etapa da história e a representatividade da mulher na sociedade”, pontuou.

Também presente aos trabalhos, a Presidente da OAB Ceará, Christiane Leitão , engrandeceu a Comitiva Piauiense e elogiou a inciativa da realização de um Colégio feito por e para ouvir mulheres.

A Presidente da CAAPI, Andréia Araújo, destacou que a Advocacia Piauiense está bem representada nas Subseções. “Que cada uma de nós tenhamos voz em nossas cidades. Precisamos estar cientes de que somos as vozes de todas as mulheres que fazem parte da OAB Piauí. Precisamos entender que podemos e devemos estar em posições de destaque, pois temos capacidade para isso”, destacou.

A Vice-Presidente da CMA da OAB Piauí, Ivana Leal, também destacou a importância do Colégio ao tempo que se colocou à disposição para promover ações em prol da mulher e da sociedade.

Encerrando os trabalhos, a Ouvidora de Gênero da OAB Piauí, Justina Vale, falou sobre as prerrogativas das mulheres advogadas. “Não deixem passar. Sempre que tiverem as suas prerrogativas violadas, nos procurem. Precisamos garantir esse direito. Precisamos conhecer cada uma das nossas prerrogativas para que não sejam violadas por nenhum órgão ou pessoa”, finalizou.