Entidades e órgãos públicos debatem acessibilidade no trânsito de Teresina

11 de novembro de 2019 às 10:30h

Debatendo pautas em prol das pessoas com deficiência, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDDPD) integrou uma reunião na Prefeitura Municipal de Teresina. O encontro contou com a participação de representantes da STRANS, Associação dos Cegos, SDUs, Secretaria de Planejamento, SEMCASPI.

A reunião objetivou dar os encaminhamentos necessários em relação à segurança e a acessibilidade dos deficientes visuais nas ruas e avenidas de Teresina. “Hoje tivemos uma proveitosa reunião para debater a questão dos sinais sonoros de Teresina. É muito importante que a gente se una em torno dessa temática, pois precisamos que os sinais sonoros sejam devidamente adequados para que as pessoas com deficiência possam trafegar com segurança. Também falamos sobre a necessidade de melhorias em calçadas para possibilitar o acesso efetivo das pessoas com deficiência”, destacou o Presidente da CDDPD, Joaquim Santana Neto.

O Conselheiro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antenilton Marques, frisou a importância dos encontros com os demais órgãos e entidades para dar efetividade às ações. “Precisamos manter esse amplo diálogo para fazer com que os direitos de ir e vir do cidadão e cidadã com deficiência sejam respeitados na sua plenitude”, disse.

Também presente à reunião, a Secretária Executiva do Conselho Municipal de Defesa do Direito da Pessoa com Deficiência, Deuselena Andrade, que parabenizou a integração dos órgãos e entidades, em especial da OAB Piauí. “Hoje tivemos essa reunião ampliada com a participação de importantes representantes de órgãos e instituições em prol de uma pauta tão valorosa para a efetivação dos direitos das pessoas com deficiência visual. A OAB vem fazendo um trabalho brilhante conosco nessa luta da acessibilidade nas vias públicas da cidade de Teresina. Queremos sim essa luta de transformações de vida para as pessoas com deficiência”, ressaltou.

A reunião pautou ainda a temática do Passe Livre para que tenha o Sistema Braille para as pessoas com deficiência visual. A próxima reunião acontecerá no dia 04 de dezembro para dar continuidade aos debates.