Entidades celebram Dia Internacional dos Direitos da Pessoa Idosa

2 de outubro de 2019 às 12:35h

Na manhã de terça-feira (01), a OAB Piauí, por meio da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa, representada pelo Secretário Danyllo Barbosa, prestigiou a comemoração da Defensoria Pública do Estado do Piauí pelo Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado no dia 01 de outubro. O evento foi realizado pelo Núcleo Especializado de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa e de Defesa da Pessoa com Deficiência. O Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB Piauí, Joaquim Santana, também integrou a mesa de honra. A abertura do evento, no auditório da Casa de Núcleos da Instituição, foi feita pelos repentistas Manoel Lucas de Sousa e Francisco Agamenon Pereira, que em versos bem elaborados destacaram o papel da Defensoria Pública, do Núcleo do Idoso, das duas Defensoras titulares e, principalmente, da pessoa idosa dentro da sociedade.

Também participou do evento, o poeta Joaquim Mendes Sobrinho, o Joames, que apresentou obra de sua autoria versando sobre o envelhecimento. O Secretário da Comissão, Danyllo Barbosa, parabenizou a iniciativa da Defensoria pela organização do evento. “É muito importante ressaltar o Dia Internacional da Pessoa Idosa com temas relevantes com relação a saúde mental, aos cuidados da família, da sociedade e do Estado . Precisamos ressaltar também a questão das Instituições de longa permanência para acolhimento da pessoa idosa. Enfim, temas bastante atuais e importantes para toda a sociedade e, principalmente, para a pessoa idosa”, disse.

O Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques dos Reis, destacou a necessidade de respeito à pessoa idosa. “A Defensoria Pública tem buscado, por meio do Núcleo do Idoso, assim como as demais áreas de atuação, cumprir o seu papel de dar dignidade à pessoa idosa. São pessoas que têm toda uma história de vida, o que não pode deixar de ser reconhecido. A família, o Estado, as Instituições e Órgãos Públicos têm, por obrigação, que reconhecer essa história e o tanto que essas pessoas já contribuíram, cada uma dentro de suas possibilidades, para o desenvolvimento da sociedade. Isso não pode ser esquecido. Respeitar a pessoa idosa é respeitar o próprio futuro”, afirmou.
Informações: Defensoria Pública

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba