Em reunião no CONADE, OAB Piauí debate acessibilidade nas vias públicas de Teresina

14 de fevereiro de 2020 às 17:33h

Na manhã desta sexta-feira (14), a OAB Piauí, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDDPD), integrou mais uma reunião ampliada do Conselho Municipal de Defesa de Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), no auditório da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI).

Os encontros buscam encaminhar demandas pertinentes ao público. Na oportunidade, esteve em discussão a Acessibilidade nas vias públicas de Teresina.

“Temos um problema sério em Teresina que é a obstrução das calçadas e das paradas de ônibus por veículos particulares. Diante disso, nós debatemos a necessidade da realização de uma grande campanha de conscientização, já que essa responsabilidade é de todos nós cidadãos. A OAB Piauí vem desenvolvendo junto ao CONADE um trabalho muito relevante, estamos obtendo resultados positivos às demandas pleiteadas junto ao Poder Público”, explicou a Conselheira Jovem e membro da comissão, Camila Hannah.

Segundo Ex-Presidente da Associação dos Cegos do Piaui (ACEP) , Janilto Marques, “a reunião foi importante para discutir as obras que promovem acessibilidade, visto que a nossa cidade não foi projetada pensando na inclusão. Esses avanços só foram possíveis por conta do trabalho das entidades que atuam em prol das pessoas com deficiências, em especial da OAB Piauí. Tenho muito a agradecer aos nossos parceiros”, disse.

Segundo a Arquiteta da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), Lívia Macedo, o órgão está dando andamento às demandas apresentadas pelo Conselho. “Após as reuniões anteriores, fizemos uma fiscalização nas obras do Corredor Norte e contratamos uma empresa que fará a comunicação visual tanto das estações, quanto dos terminais. Nesses reparos, as placas que foram instaladas erradas também serão corrigidas. Além disso, está em andamento a licitação das botoeiras e dos sinais sonoros a serem instalados com o novo padrão e altura correta para acessibilidade”, esclareceu.

“Reafirmamos aqui o nosso trabalho que é, principalmente, o licenciamento e os alvarás de funcionamento das empresas, assim como a conscientização e fiscalização quanto a acessibilidade nas calçadas. Seguiremos juntos pensando em uma Teresina melhor para todos”, destacou a arquiteta e urbanista da Gerencia de Controle e Fiscalização da SDU Centro-Norte, Amanda Luísa.

Também participou da reunião, o membro da CDDPD da OAB Piauí, Guilherme Alexandre Costa.