Conscientização sobre os Direitos Humanos na sociedade é destaque durante “Café com Justiça e Dignidade

11 de dezembro de 2019 às 18:37h

Reunindo grande público, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) e da ESA Piauí, promoveu o “Café com Justiça e Dignidade”, nessa terça-feira (10). O evento, que foi realizado em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, integra a Campanha “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”.

Em seu discurso de abertura, a Vice-Presidente da OAB Piauí, Alynne Patrício, ressaltou a relevância do evento e parabenizou o trabalho da CDDH.

“Diante da atual realidade brasileira no qual prevalece um discurso de ódio nós, como operadores do Direito, devemos valorizar eventos como esse que conscientizam a sociedade sob a ótica dos Direitos Humanos e, sobretudo, alertam a necessidade de pensar esses Direitos como garantias fundamentais. Esse evento, sem dúvidas, estará no nosso calendário de atividades no próximo ano. Parabenizo o trabalho da Comissão em nome da Presidente da CDDH, Conceição Carcará”, afirmou.

A Presidente da CDDH, Conceição Carcará, destacou que o objetivo do evento é promover a conscientização sobre a abrangência dos Direitos Humanos.

“A comissão realizou a primeira edição “Café com Justiça e Dignidade” com intuito de inovar a abordagem dos Direitos Humanos. Hoje é um dia que reafirmamos a importância de discutirmos com a sociedade a abrangência dos Direitos Humanos que devem ser respeitados. Há pessoas que acham que Direitos Humanos são para bandidos, mas são para todos os que sofrem, que não tem dignidade e que não são acolhidos na sociedade. O norte deste evento é conscientizar sobre solidariedade, respeito e dignidade, “frisou.

O evento contou com a participação da Professora Doutora Olívia Brandão que abordou sobre como os direitos humanos estão relacionados com o contexto histórico e cultural de cada época. Em sua fala, a professora também destacou a importância desses direitos para transformação da sociedade.

Trazendo uma análise macro e micro social dos direitos humanos no Brasil, a professora Doutora Maria do Carmo Bezerra palestrou sobre a construção da indiferença social em relação aos direitos humanos, na perspectiva dos aspectos históricos, culturais, ideológicos, além dos paradoxos e conquistas que envolvem a temática.

Estiveram presentes Conselheiros Seccionais, membros das Comissões Temáticas da OAB Piauí, estudantes de Direito e representantes de instituições de Direitos Humanos do Estado.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba