Comissão da Mulher Advogada da OAB Piauí realiza evento “Elas na Política”

11 de novembro de 2019 às 21:00h

Nesta segunda-feira (11), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio das Comissões da Mulher Advogada (CMA) e Direito Eleitoral (CDE), realizou o “Elas na Política”, no auditório da ESA Piauí. O evento teve como temática “Democracia, representatividade e gênero”, na perspectiva de fomentar o debate sobre a participação efetiva das mulheres na política.

Durante a mesa da abertura, o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Neto, ressaltou a importância do evento. “Nós, no dia a dia, levantamos a bandeira da igualdade entre todos. Aqui, eu creio que seja o lugar perfeito para se discutir essas pautas e também de ouvir o que todas têm a nos dizer. Estamos vendo neste espaço mulheres independentes e que honram efetivamente essa instituição. É um prazer contribuir para uma sociedade igual e justa”, disse.

A Presidente da CMA, Dalva Fernanda, explicou que o evento foi idealizado nacionalmente para avançar o protagonismo da mulher. “O ‘Elas na Política’ foi idealizado pela Comissão Nacional da Mulher Advogada do Conselho Federal para avançar a participação da mulher. O fazer política não se resume apenas ao viés partidário, mas é também uma atuação política voltada para a participação da mulher em todos os aspectos sociais”, destacou.

“Estamos aqui reunidos para pensar e repensar a cerca das dificuldades da inserção, manutenção e expansão do papel da mulher nas esferas políticas. A intenção do evento é debater e fomentar a atuação  da mulher nas esferas políticas, para além do mandado eletivo. A política começa no comportamento diário, dentro de casa, na nossa vizinhança, nas instituições e vai expandindo até a sociedade como todo”, pontuou a Ouvidora-Geral da OAB Piauí, Élida Fabrícia.

A Vice-Governadora, Regina Sousa, que também integrou a mesa de abertura do evento, ressaltou o papel da educação como instrumento de mudança social. “A ocupação das mulheres no espaço público foi moldado ao longo da história. Enquanto para os homens foi colocado o espaço público, para as mulheres foi colocado o espaço privado. Acredito que o primeiro passo para mudarmos essa realidade é educar as crianças a dizerem que o espaço público não é do masculino, mas deve ser de igualdade. Precisamos de mais eventos como esse que incentivam o protagonismo da mulher. A OAB Piauí está de parabéns pela iniciativa” disse.

Falando sobre a importância do debate, a Conselheira Federal, Andreya Lorena, afirmou que “Chegaremos a um dia em que a participação das mulheres nos espaços de poder será igual  aos dos homens, aí sim não precisaremos mais nos preocupar com essa ameaça. Mas hoje ainda não estamos nesse tempo, hoje ainda é uma ameaça as conquistas adquiridas até aqui. Precisamos lutar para progredir sempre e fazer a nossa parte por um mundo mais igual”, finalizou.

Registrou-se a presença da Vice-Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Ivana Leal, da Ouvidora de Gênero da OAB, Justina Vale; da Membro Honorária Vitalícia, Fides Angélica; da Presidente da CAAPI, Andreia Araújo; da Vice-Governadora, Regina Sousa; da Deputada Estadual, Teresa Britto; da Vereadora Cida Santiago; da Delegada Vilma Alves; da advogada Valeria Pães Landim; além de advogadas, advogados, conselheiras seccionais, membros das comissões temáticas e estudantes.