Comemoração! Academia Piauiense de Letras Jurídicas celebra 40 anos de fundação

11 de outubro de 2021 às 18:19h

Na última sexta-feira (08), a OAB Piauí sediou a solenidade híbrida em comemoração aos 40 anos da fundação da Academia Piauiense de Letras Jurídicas (APLJ), presidida pela Membro Honorária Vitalícia da OAB Piauí e professora Fides Angélica Ommati. Em virtude das restrições decorrentes da pandemia da Covid-19, a Sessão Solene ocorreu de forma presencial, no Auditório da Nova ESA, e virtual, pela plataforma Zoom.

A cerimônia foi prestigiada por acadêmicos e autoridades, entre elas a Ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal; bem como do Presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares.

“Em 1º de outubro do ano de 1981, um grupo de professores do Curso de Direito da Universidade Federal do Piauí, na sala destinada às suas reuniões e repouso entre os horários de administração de aulas, em acatamento a sugestão do professor Jorge Azar Chaib, instituiu uma entidade para discutir, difundir, incentivar e valorizar a ciência, o ensino e a produção escrita do Direito”, lembrou a presidente APLJ, Fides Angélica.

Durante a Sessão Solene, a acadêmica Liana Chaib proferiu a oração comemorativa. Em seu discurso, a doutora em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza, afirmou que é uma grande emoção ver o sonho de tantas pessoas realizado e ressaltou que a APJL é um local sagrado.

“Esta casa é mais que um sodalício, é um lugar sagrado: sim, sagrado, e explico o porquê: aqui se abriga uma das maiores riquezas humanas: o saber. Saber que nos constrói, enobrece a alma e nos liberta, para usar as palavras de Manuel Bandeira”, declarou em um trecho de sua fala.

Atualmente, constituem o quadro de Acadêmicos da APLJ, em ordem de antiguidade de ingresso: Fides Angélica de Castro Veloso, Celso Barros Coelho, Oton Mário José Lustosa Torres, Francisco Antonio Paes Landim Filho, Melquisedeque de Castro Viana, Nelson Nery Costa, Evanna Soares, Francisco Meton Marques de Lima, Marcelino Leal Barroso de Carvalho, Robertônio Santos Pessoa, Filadelfo Chagas Barreto, Edilsom Pereira de Farias, Antonio de Moura Borges, Carlos Augusto Pires Brandão, Charles Carvalho Camillo da Silveira, João Pedro Ayrimoraes Soares, Igor Mauler Santiago, Nelson Juliano Cardoso Matos, Josino Ribeiro Neto e Adrianna de Alencar Setúbal Santos.