#ColégiodePresidentes – OAB Piauí é pioneira na defesa da paridade de gêneros nos cargos da Ordem

2 de dezembro de 2020 às 12:40h

Em Sessão do Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a OAB Piauí, representada pelo Presidente, Celso Barros Coelho Neto, foi a primeira a votar a favor da garantia da paridade de gênero, antecipando o seu apoio ao projeto “Paridade Já” antes mesmo da votação oficial, com proposições debatidas e aprovadas em Sessão nessa terça-feira (1º). A pauta foi aprovada em reunião com todos os 27 presidentes das Seccionais da OAB e a diretoria do Conselho Federal da OAB (CFOAB).

Em sua fala, Celso Barros Coelho Neto frisou o protagonismo piauiense no apoio à ocupação dos espaços de poder da Ordem. “Faço questão de estar nesse momento histórico. O Piauí tem a tradição de oportunizar a mulheres o acesso livre aos cargos da OAB. Não à toa, tivemos no Piauí a Doutora Fides Angélica, que é a única mulher que foi eleita, reeleita e pela terceira vez eleita Presidente de uma Seccional. Por mais seis vezes, ela foi Conselheira Federal. Também tivemos no Piauí, na gestão anterior, a Presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Eduarda Mourão, que assim como Fernanda Marinela, que a antecedeu, plantaram sementes que estão germinando hoje, nesse momento histórico de afirmação da paridade de gênero”, relembrou.

O Presidente da OAB Piauí também saudou as antigas e atuais Conselheiras Federais, ressaltando a importância na representatividade e no cumprimento da missão social da Ordem. “Por isso, a OAB Piauí apoia a Paridade Já de gênero nessas eleições que se avizinham, a fim de que possamos, efetivamente, implementar essa política de igualdade e democracia”, defendeu.

O colegiado aprovou por unanimidade a proposta de paridade de gênero e o colégio de Presidentes ainda indicou a aplicação imediata dessa nova regra. Na ocasião, também foi aprovada a proposta que estabelece a política de cotas para negros e pardos, no percentual inicial de 15%, e posterior avaliação do percentual com realização de um censo da Advocacia. As deliberações ainda serão encaminhadas para análise do Conselho Pleno da entidade.

A Vice-Presidente da OAB Piauí, Alynne Patrício, celebrou a conquista e reforçou a importância da luta por equidade. “Não existe nada mais poderoso do que uma ideia cuja a oportunidade chegou. Depois de 10h de Sessão o Colégio de Presidentes da OAB aprovou o projeto Paridade Já. Uma vitória de todas as mulheres que lutaram bastante para que isso fosse realidade. Nosso Presidente Celso Barros foi favorável ao projeto e defendeu, desde o início, para que fosse realidade. Essa luta está apenas começando e vamos todos juntas(os)”, disse.

Caso a Paridade Já seja aprovada, a partir das próximas eleições da OAB, as chapas, para obterem o seu registro, deverão obedecer ao percentual de 50% de candidaturas entre os gêneros, tanto para titulares como para suplentes.

Felipe Santa Cruz, Presidente Nacional da OAB, destacou o papel dos presidentes das Seccionais na defesa da participação das mulheres na entidade, na igualdade racial e a necessidade de reafirmar os papéis igualitários na Ordem. “Temos agora propostas de vanguarda que representam um impacto profundo na nossa entidade, debatendo a paridade, a igualdade e a inclusão racial. A OAB é democrática e nosso sistema eleitoral merece essa discussão, a busca pela diversidade e pela igualdade. Isso representa o fortalecimento da OAB. Aqui somos todos solidários na mesma luta. Vamos seguir avançando a nossa legislação, o nosso processo eleitoral”, afirmou.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba