Advocacia de Valença recebe “Caravana de Direito Eleitoral” da OAB Piauí

10 de fevereiro de 2020 às 12:58h

Dando continuidade a mais uma ação que visa capacitar profissionais e atualizar os conhecimentos relativos às regras a serem utilizadas no pleito eleitoral de 2020, a Caravana de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, esteve na Subseção de Valença, na última sexta-feira (07). O evento reuniu grande público na sede do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

“É uma grande alegria para nós chegarmos ao município de Valença e disseminar informações tão importantes sobre a área do Direito Eleitoral. Por isso, a Caravana se torna uma oportunidade para nos atualizarmos sobre as mudanças no pleito eleitoral deste ano”, afirmou Geórgia Nunes.

A Presidente da Subseção de Valença, Martalene dos Anjos, agradeceu a comitiva, destacando a importância da caravana na divulgação das o conhecimento acerca do direito eleitoral na região.

Ministrada pelo Procurador do Município de Teresina e ex-Juiz do TRE-PI, José Wilson Araújo, a conferência de abertura teve como tema “Participação feminina na política e a Fraude das Candidaturas Fictícias de Mulheres”.

A Coordenadora-Geral do evento e Conselheira Federal da OAB, Geórgia Nunes, junto ao advogado e jornalista, Raimundo Filho, e o Membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFOAB, Luís Rosa, discutiram sobre Pré-Campanha, Propaganda e Mídias Sociais.

Em seguida, os participantes acompanharam as explanações do tema “Convenção Partidária, Registro e Impugnação ao Registro de Candidatura”, conduzido pelo Presidente da Comissão de Direito Municipal da OAB Piauí, Igor Martins; pela Professora Doutora em Direito Constitucional, Clarissa Maia, e pela integrante da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Piauí, Luma Mauriz.

Também integrando a programação, o advogado José Maria Araújo, e a contadora e servidora aposentada do TRE-PI, Raquel Ferro, ministraram a palestra sobre “Financiamento de Campanha e Prestação de Contas”.

A Conferencia de Encerramento foi ministrada pelo Diretor-Geral da ESA Piauí, Aurélio Lobão e pelo Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Piauí, Emmanuel Fonseca que abordaram “Ilícitos Eleitorais e Processo Judicial Eleitoral”.