OAB Piauí promove II Encontro de Inclusão e Acessibilidade em Regeneração

  Data e Hora: 29/11/2019 20:11:10

Com sucesso de público, nesta sexta-feira (29), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDDPD), realizou o II Encontro de Inclusão e Acessibilidade, em Regeneração. A ação, que foi realizada no Clube Social do SINTE, envolveu 300 pessoas em debates sobre os aspectos gerais dos Direitos das pessoas com deficiências, Autismo e Acesso à benefícios de assistência social.  

Em discurso de abertura, o Presidente da CDDPD, Joaquim Santana Neto, ressaltou importância do Encontro como forma de oportunizar informação sobre os Direitos das pessoas com Deficiências.

 “Esse evento foi um instrumento de disseminação das informações sobre a importância da efetivação dos direitos das pessoas com deficiência na prática. Além disso, destacarmos as políticas públicas desenvolvidas pela OAB e a nossa preocupação em fazer com que nossas ações sejam interiorizadas. Sabemos que as pessoas com deficiência do interior não conhecem muito dos seus direitos e, por isso, a nossa preocupação, assim como é uma recomendação do Presidente, Celso Barros. Foi muito gratificante construir e participar desse evento”, destacou.

Para a integrante da CDDPD, Taline Coutinho, que também palestrou, a atuação na cidade de Regeneração foi positiva. “É relevante a atuação da Comissão na atividade de expandir as informações e fomentar a luta pelo exercício do que nos é previsto e garantido por leis. É uma satisfação participar dessas mobilizações em diversos municípios do Estado, com a companhia dos membros, para fortalecer nosso objetivo que é garantir os o efetivo Direito dessas pessoas. A sociedade compareceu e permaneceu interessada em assegurar seus interesses”, disse.

A palestra sobre o “Autismo e os Direitos das Pessoas com Deficiências” foi abordada pela psicóloga e integrante da Comissão, Natália Reis. “O Encontro foi um momento de avançar em termos de garantia de Direitos e isso só se vai acontecer com informação. Isso deve ser compartilhado de maneira simples e de fácil acesso. Por isso, precisamos levar, de fato, o conhecimento às pessoas com deficiência. A organização do evento está de parabéns”, pontuou.

Durante o evento, o Secretário Adjunto CDDPD, Hélio Jansen Santos, ministrou a palestra “Benefício da Prestação Continuada”, que esclareceu como ter acesso ao benefício a sua importância social. “A palestra foi muito boa. Tive uma ótima experiência, agradeço ao Joaquim, que está sendo um verdadeiro mentor. Queria agradecer a OAB pela oportunidade. Foi muito bom, estou muito feliz”, disse.

Os Direitos das Pessoas com Deficiência, na perspectiva da Deficiência Visual, foi destacado pela Conselheira Jovem, Camila Hannah. “O evento foi muito bonito. Tivemos diversas faixas etárias, inclusive crianças. Isso é muito importante, pois precisamos educar crianças desde cedo sobre acessibilidade e inclusão para que entendam a importância dessas atitudes inclusivas. Durante a palestra levei algumas inovações trazidas pela Lei brasileira de inclusão. Espero que no próximo ano possamos continuar levando informações a essas pessoas que estão longe de Teresina”, frisou.

Também participaram do evento, o Prefeito de Regeneração, Hermes Nunes; a Secretária de Açao Social do Município, Janete Neiva;  o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Regeneraçao, Ciriaco Araujo; o Vice-Presindente e a integrante da CDDPD, José Pires e Beatriz Sousa, respectivamente; 

 


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias