Comissão da OAB Piauí trata sobre acessibilidade nas eleições de 2020 em reunião no TRE

  Data e Hora: 26/11/2019 16:11:13

Nesta terça-feira (26), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDDPD), participou de reunião no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o Secretário de Administração, Orçamento e Finanças, Johnny Wellington Chaves de Andrade e Silva, e com a presença da Analista Judiciária, Esther Castelo Branco. Estiveram em pauta, a realização de visitas e a elaboração de relatório sobre acessibilidade com as melhorias a serem desenvolvidas para as eleições de 2020, alterações em locais de votação e a necessidade de interprete de libras.

“A OAB Piauí juntamente com as entidades que compõem o grupo de trabalho sobre acessibilidades nas eleições estão elaborando um documento com as dificuldades encontradas. Nesta quinta (27), iniciaremos a parte prática, que é a visita da integrante da comissão ao TRE e aos cartórios eleitorais para que possamos produzir esse documento com as dificuldades e melhorarias para a pessoa com deficiência. Todas os tipos de deficiência serão contemplados”, explicou o presidente da CDDPD, Joaquim Santana.

Para a integrante da CDDPD, Camila Hanna, o trabalho é fundamental para que todos possam exercer o direito ao voto. “Vou percorrer as dependências do TRE e os cartórios, como cidadã, e encontrar os pontos positivos e negativos para minha autonomia, ou seja, vou verificar se o piso tátil está colocado corretamente, se há dificuldades de locomoção, além de apontar quais devem ser as melhorias. As adequações devem servir de modelo e, consequentemente, garantir uma maior acessibilidade no pleito de 2020,” destacou.

Ainda segundo o Presidente da CDDPD, Joaquim Santana, durante a reunião foi encaminhado a necessidade de transferência dos locais de votação, caso estes não consigam se adequar as exigências pontuadas no documento que está sendo elaborados pelas entidades. Além disso, também foi solicitado, ao setor de acessibilidade do TRE, a inclusão de interprete de libras durante as reuniões do grupo de trabalho.

Também participaram da reunião o secretário e a integrante da CDDPD, Felipe Tenório e Beatriz Sousa, respectivamente.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias