App E-PREV é lançado com matéria Previdenciária acessível para a comunidade jurídica e sociedade

Data e Hora: 26/11/2019 16:11:56

Pioneiro no país, o Aplicativo E-PREV foi lançado na noite desta segunda-feira (25), pela OAB Piauí, Comissão de Direito Previdenciário, ESA Piauí e Faculdade Estácio/CEUT. A solenidade de lançamento aconteceu no Auditório da entidade e promoveu ainda uma palestra sobre a Reforma da Previdência, ministrada pelo Professor Malcon Robert.

O Aplicativo é o primeiro do país com matéria Previdenciária acessível, com o intuito de fomentar a disciplina do Direito Previdenciário, além de esclarecer para os cidadãos os seus direitos dentro do assunto. Em breve, o App estará disponível nas plataformas de Smartphones e disponibilizará, dentre outras ferramentas, os benefícios previdenciários, um link de pesquisa de jurisprudência, além de um simulador de benefícios.

Conduzindo a solenidade de abertura, o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, parabenizou a atuação de todos os envolvidos na elaboração do aplicativo e ressaltou a importância da ferramenta para a comunidade jurídica e sociedade em geral.

“Hoje estamos aqui lançado esse novo recurso que será colocado à disposição da advocacia e, mais do que isso, para a nossa sociedade. Iniciativas como essa faz com que nós estejamos passos à frente com o que há de melhor para a advocacia previdenciária no País. Estamos imbuídos nesse propósito de fazer essa interligação com o Conselho Federal, Conselho Estadual, Comissão Estadual e ESA Piauí”, declarou o Presidente Celso Barros Neto.

O Presidente da Comissão Nacional de Direito Previdenciário e Conselheiro Federal da OAB, Chico Couto, destacou a sua satisfação em presenciar a união entre a classe advocatícia em torno da matéria. “Fico muito feliz com essa representatividade nesta ação. Esse recurso vem também para aprimorar o exercício da profissão dos advogados e advogadas”, destacou.

De acordo com a Presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB Piauí, Raylena Alencar, o aplicativo tem também um lado social ao apresentar os direitos dos cidadãos e esclarecer sobre quais delas foram restringidos, além das principais mudanças após a Emenda Constitucional, aprovada em 2019. “A população deve, sim, procurar no advogado e na advogada a confiança de defender os seus direitos, já que nenhum deles pode ser tolhido. A sociedade só está protegida se tiver quem zele pelos seus direitos”, frisou.

O Diretor-Geral da ESA Piauí, Aurélio Lobão, destacou a importância não só do aplicativo, como também das contribuições do Professor Malcon Robert sobre as principais mudanças da Reforma da Previdência. “Hoje, estamos presenciando o resultado de um produto fruto dessa grande parceria entre a OAB Piauí, Comissão, ESA Piauí e a Faculdade Estácio/CEUT. Estamos mostrando que juntos iremos mais longe e em prol do fortalecimento da classe e da nossa sociedade”, disse.

O Diretor de Eventos e Relações Institucionais da ESA Piauí, Jhon Lisbino, também agradeceu o apoio efetivo de todos os envolvidos e complementou as informações sobre as funcionalidades do recurso. “O E-Prev nasceu com o objetivo de aproximar as informações previdenciárias, sobretudo diante das reformas que estão surgindo. De fato, o Direito Previdenciário abrange as pessoas e, disseminar essas informações de forma democrática e por meio de uma ferramenta tecnológica, é extremamente importante”, disse.

A mesa de honra foi composta ainda pela Corregedora-Geral e Secretária-Geral Adjunta da OAB Piauí, Nara Letícia Couto, e pela Diretora Acadêmica da ESA Piauí, Marcele Pizzatto.